27/02/08 10h54

Brasil ensina arte do carro pequeno aos EUA

Valor Econômico - 27/02/2008

Em meio a uma crise financeira no país de origem, a Ford decidiu transportar o conhecimento da sua engenharia brasileira na criação dos automóveis pequenos para os Estados Unidos, um país em que seus habitantes sempre valorizaram os carrões e que agora se vêem obrigados a rever conceitos por conta da alta do petróleo e da pressão ambientalista. Mas não é apenas a experiência na elaboração dos modelos compactos que a Ford quer levar do Brasil para a sua matriz. Também as técnicas de desenvolvimento de motores movidos a etanol com mais eficiência que os existentes hoje nos Estados Unidos é outro objetivo da companhia. E, se fosse possível copiar, a fórmula que fez a operação brasileira sair do prejuízo para sucessivos lucros também seria um sonho para a direção mundial da montadora.Chamado de projeto Verve, o modelo de carro pequeno é um derivado do Fiesta e será apresentado esta semana no salão do automóvel de Genebra. Na Europa, onde começará a ser vendido ainda este ano, o veículo levará o nome de Fiesta. Apesar do nome, trata-se de um automóvel diferente do Fiesta vendido hoje no Brasil. O Fiesta brasileiro é resultado de um projeto da engenharia brasileira. Segundo Mark Fields, embora a plataforma do projeto Verve já esteja pronta, a intervenção brasileira se dará na criação de diferentes acabamentos de carroceria do modelo. Com plataformas distintas é possível fazer sobre uma mesma plataforma versões diferentes, que vão do hatch aos sedãs e peruas. O executivo americano explicou que há até algum tempo, as filais de uma mesma montadora, espalhadas pelo mundo, não trocavam conhecimento por se considerarem auto-suficientes. "Mas para ser competitiva uma empresa global precisa utilizar o conhecimento que já detém e a América do Sul tem um talento na engenharia", destacou.