22/12/08 10h46

Brasil e UE vão negociar acordos setoriais

Valor Econômico - 22/12/2008

O Brasil e a União Européia (UE) planejam estimular a negociação de cinco acordos setoriais para troca de preferências de produtos industriais específicos por meio da parceria estratégica lançada no ano passado e que será detalhada hoje, na cúpula do Rio. O plano de ação para 2009-2011 da parceria estratégica prevê a condução de "setoriais pilotos" começando pelas áreas de têxteis e confecções, produtos florestais, siderúrgicos, metais não ferrosos e minerais. Por esse tipo de iniciativa, os setores envolvidos trocam preferências, como baixa substancial de tarifas para a entrada de produtos dos parceiros, que precisarão ser consolidadas num acordo UE-Mercosul. Para os dois lados, a iniciativa complementa as negociações de um acordo de livre comércio birregional. Brasil e UE vão se engajar na luta contra o protecionismo, mas sabem que a prudência é fundamental em tentativas de liberalização, mesmo setorial, no contexto atual de crise financeira e recessão global. Na semana passada, os setores têxteis do Brasil e da UE levaram adiante uma discussão de longa data para tentar baixar alíquotas, eliminar problemas burocráticos nas alfândegas e estimular joint-ventures, tentando pavimentar o terreno para um acordo UE-Mercosul. O encontro de cúpula entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, o francês Nicolas Sarkozy, e o presidente da Comissão Européia, José Durão Barroso, quer manter a negociação UE-Mercosul viva na agenda, mas sem estabelecer prazo de retomada. Isso porque a discussão birregional continua vinculada à combalida Rodada Doha na OMC. Depois de inúmeros fiascos, essa negociação agora espera a sinalização do presidente eleito dos EUA, Barack Obama, para saber até que ponto ela ficará congelada.