Brasil e Reino Unido lançam catálogo sobre tecnologias submarinas para petróleo e gás
Agência Gestão CT&IUma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Embaixada do Reino Unido no Brasil resultou no lançamento do Catálogo Brasil-Reino Unido de Tecnologia Submarina. A publicação lista 137 empresas e instituições de pesquisa e desenvolvimento (P&D) brasileiras e britânicas que atuam no setor de tecnologias submarinas para petróleo e gás.
O objetivo do documento é estreitar as relações entre empresas dos dois países e despertar o interesse das companhias britânicas pelo setor de petróleo e gás no Brasil. Segundo o analista da Coordenação Geral de Tecnologias Setoriais do MCTI, Leonardo Jordão, um dos atrativos para as empresas do setor é o pré-sal.
"As oportunidades de exploração do pré-sal são gigantescas, as reservas são enormes, embora o preço do barril esteja um pouco baixo. A tendência é que volte a crescer e todo o setor venha a ganhar", afirmou.
A expectativa é firmar, com o Reino Unido, um acordo estratégico nos mesmos moldes da atual parceria brasileira com a Noruega. "Queremos criar uma chamada ou ambiente favorável à inovação para as empresas brasileiras com apoio das companhias britânicas", completou Leonardo.
A elaboração do Catálogo Brasil-Reino Unido de Tecnologias Submarinas encerra um processo iniciado em setembro do ano passado, quando MCTI e Embaixada do Reino Unido decidiram reforçar a parceria no setor promovendo a troca de experiências e o intercâmbio de pesquisadores brasileiros e britânicos.
Para mais informações, acesse o catálogo completo neste link.