Brasil e Portugal discutem cooperação científica em projeto internacional
Agência CT&IO fortalecimento da cooperação bilateral entre Brasil e Portugal, iniciada há 30 anos, foi discutida nesta semana, em São Paulo (SP), por representantes do governo dos dois países. A delegação portuguesa apresentou o projeto da Estação Internacional de Investigação dos Açores (AIR Center, na sigla em inglês). A expectativa é que o Brasil participe das pesquisas que serão desenvolvidas nas áreas de energia, mar, mudanças climáticas e observação da Terra.
O projeto foi mostrado a integrantes da Agência Espacial Brasileira (AEB), em Brasília (DF), e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP). Além da localização geográfica estratégica, o centro de pesquisa tem infraestrutura para abrigar uma base espacial, instalações para medição de radiação atmosférica e um departamento de oceanografia e pesca.
Os ministros da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) do Brasil, Gilberto Kassab, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor, acertaram a formação de um grupo de trabalho integrado por representantes dos dois ministérios para identificar ações conjuntas e elaborar uma agenda de fortalecimento da cooperação.
O ministro português destacou a parceria do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), sediado em Braga, com o Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologia (SisNano), coordenado pelo MCTIC, e a disponibilidade dos repositórios científicos do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), além de sugerir acordos para pesquisa conjunta em agricultura e cidades sustentáveis.
Uma das possibilidades abertas pelo diálogo entre os ministros é a realização de um workshop sobre a cooperação entre os dois países por ocasião da 11ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), prevista para novembro.