14/09/15 14h28

Brasil e Portugal devem ampliar cooperação em pesquisas de mobilidade urbana e nanotecnologia

Protec

No primeiro dia de agenda oficial em Portugal, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, visitou centros de pesquisa em inovação na área da mobilidade urbana, sustentabilidade e nanotecnologia. Conheceu as parcerias existentes com o Brasil e discutiu mecanismos para ampliar a cooperação entre os dois países.

Acompanhado pela secretária de Estado da Ciência de Portugal, Leonor Parreira, Rebelo visitou, no início da tarde da última quarta-feira (09/09), o Centro de Inovação e Engenharia para as indústrias da Mobilidade (CEiiA), uma organização sem fins lucrativos localizadaem Matosinhos. Emseguida, o ministro viajou a Braga para conhecer o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL).

"O Brasil tem todo o interesse em estreitar os laços científicos e institucionais com Portugal", disse, afirmando ver com otimismo a cooperação na área de inovação. "A ambição e a ousadia não são características alheias às histórias de Portugal e do Brasil. A maneira como os dois países encaram seus desafios nos deixa otimistas em relação às nossas possibilidades e nosso futuro".

No CEiiA, o ministro conheceu as parcerias atualmente vigentes com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu e com a Itaipu Binacional no programa de Mobilidade Inteligente, Mob-I. Esse projeto pretende construir uma cadeia de valor para a mobilidade elétrica e inclui o desenvolvimento conjunto de um veículo elétrico inteligente. O programa foi destaque na 20ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 20), em Lima, no Peru.

Na área de mobilidade urbana, o centro também realiza várias parcerias, inclusive com a comunidade da Maré, no Rio de Janeiro, e com o governo de Minas Gerais. Um dos programas do CEiiA visa desenvolver um modelo de mobilidade que inclui a integração de diferentes veículos de locomoção, como bicicletas e carros elétricos, com conexão com redes sociais, para permitir o uso compartilhado. Para ter acesso ao sistema, o usuário pagaria uma conta mensal relativa ao serviço utilizado.

O centro também desenvolveu tecnologia para quantificar a emissão de carbono da frota de veículos das cidades. "Para alterar o comportamento do usuário, é importante quantificar a emissão de carbono das viagens feitas pelos veículos", afirmou José Rui Felizardo, CEO do CEiiA, que acompanhou o ministro e a secretária de Estado durante a visita.

Em outra parceria, o CEiiA desenvolve com a Embraer o KC-390, amaior aeronave já fabricada com tecnologia brasileira. Ao final da visita, Rebelo ganhou de presente um pequeno protótipo da bicicleta inteligente que o centro desenvolve para a comunidade de Maré.

"O trabalho desenvolvido pelo CEiiA está na vanguarda do compromisso com a mobilidade urbana e ao mesmo tempo com a sustentabilidade. Essa cooperação precisa ser ampliada, não apenas em novos campos do conhecimento entre Brasil e Portugal, mas também com a participação de outros países da Europa e da América Latina", afirmou.

Nanotecnologia

Na visita ao Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), o ministro Aldo Rebelo conversou com os diretores do instituto sobre a ampliação da cooperação já existente. O governo brasileiro assinou, em 2013, um memorando para estabelecer a parceria com o laboratório, no âmbito do Ministério da Educação (MEC).

Hoje, o instituto conta com 12 pesquisadores brasileiros que realizam estudos em dez projetos de pesquisa selecionados por edital da CAPES. O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), vinculado ao MCTI, também mantém estreita colaboração com o laboratório. "Temos todo o interesse em ampliar essa cooperação", disse o ministro.

Durante a reunião, com a presença do diretor geral do INL, Lars Montelius, e do vice-diretor, Paulo Freitas, o ministro conversou com os pesquisadores brasileiros e conheceu as pesquisas realizadas por eles. Em seguida, fez uma visita pelas instalações do laboratório.

O INL dispõe de infraestrutura própria para prototipagem e escalonamento. E permite aos pesquisadores desenvolver projetos da área de nanomedicina, meio ambiente, alimentos e nanoeletrônica. Durante a viagem, o ministro assinará com os governos português e espanhol uma Carta de Intenções para permitir uma maior cooperação científica com o laboratório.

A agenda em Portugal está sendo realizada a convite do ministro da Educação e Ciência de Portugal, professor Nuno Crato. Nesta quinta-feira, o ministro Aldo visita a Universidade de Coimbra, acompanhado pelo secretário de Estado do Ensino Superior, Professor José Ferreira Gomes. Na sexta-feira, Rebelo reúne-se com o ministro Nuno Crato, no Palácio das Laranjeiras, em Lisboa.