22/09/16 16h03

Brasil e Paraguai avançam por acordo automotivo

Países firmam compromisso para concluir tratado ainda neste ano

Automotive Business

Os governos de Brasil e Paraguai firmaram um compromisso para avançar na elaboração de um acordo automotivo a fim de ser concluído ainda neste ano. O pacto foi firmado em reunião entre o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Pereira, e o ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Gustavo Leite, na embaixada paraguaia em Brasília na terça-feira, 20, a partir do encontro promovido pelo embaixador paraguaio, Manual Maria Cáceres. As equipes técnicas negociadoras dos dois países se encontram nesta quarta-feira, 21, para dar continuidade às negociações.

Em comunicado, o MDIC informa que em vista da importância do acordo entre Mercosul-União Europeia, o ministro Gustavo Leite reafirmou a disposição do Paraguai em avançar nas negociações. O ministro brasileiro espera que no próximo encontro do Comitê de Negociações Birregionais, marcado para a segunda semana de outubro, em Bruxelas, na Bélgica, haja avanços significativos.

“O fortalecimento da relação com o Paraguai, bem como todo todos os países do Mercosul, mostra que a região vive um novo momento e que é preciso aproveitar todas as oportunidades de negócios”, disse Pereira.

Leite afirmou que cabe ao Brasil a liderança regional por seu tamanho e por sua força. Ele destacou que o País passa por grandes transformações econômicas e sociais e que há grande potencial para acordos comerciais. “Um bom acordo é aquele em que todos ganham”, ressaltou.

Outra iniciativa que deve ser concluída ainda em 2016 é a implantação do Certificado de Origem Digital (COD), nos moldes do acordo celebrado no mês passado com a Argentina. O objetivo é facilitar a vida das empresas brasileiras e paraguaias no intercâmbio bilateral, com redução de custos e prazos para emissão de certificados de origem.

O Paraguai é um dos fundadores do Mercosul ao lado de Brasil, Argentina e Uruguai. No primeiro semestre de 2016, a corrente de comércio entre Brasil e Paraguai foi de US$ 1,5 bilhão, queda de 11% em relação ao primeiro semestre do ano passado. Atualmente, o país vizinho ocupa a 24ª posição como destino das exportações brasileiras.