09/06/16 14h12

Brasil e Paraguai anunciam acordo para intensificar relações comerciais

Investimentos e Noticias

Uma ponte ligando o Brasil e o Paraguai será construída sob o Rio Paraguai, permitindo o transporte entre as cidades de Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, e Carmelo Peralta, no lado paraguaio. Os serviços aéreos disponíveis entre os dois países também serão intensificados, para facilitar o fluxo de passageiros e cargas.

O anúncio foi feito pelos ministros das Relações Exteriores do Brasil, José Serra, e do Paraguai, embaixador Eladio Loizaga, após reunião de trabalho em Brasília, na quarta-feira (8).

Segundo Loizaga, a visita expressa o desejo de seguir aprofundando a relação entre as duas nações. “[A ponte] permitirá que tenhamos conexão interoceânica entre Atlântico e Pacífico, que sem dúvida trará benefícios para os usuários [...]. Esse acordo, estamos seguros, servirá para desenvolver toda essa zona e ter maior competitividade em tudo que implica na produção, tanto do Brasil quanto do nosso país”, declarou.

Para Serra, o encontro mostra a importância do Paraguai para as relações exteriores brasileiras, algo que foi ressaltado na audiência entre o presidente em exercício Michel Temer e Loizaga, também nesta quarta-feira (8).

“As relações com o Paraguai, para nós, são centrais, fundamentais. Não apenas porque compartilhamos uma fronteira vasta ou porque 300 mil brasileiros vivem no Paraguai, mas também apontando para o futuro”, destacou.

A nova ponte internacional permitirá também a ligação rodoviária entre o porto de Santos, em São Paulo, e Iquique, em Antofagasta, no Chile, o que ampliará a conexão interna do Mercosul e do grupo com o resto do continente.

A visita do chanceler paraguaio ao Brasil faz parte de uma agenda de intensificação das relações com os países-membros do Mercosul, priorizada pela gestão do presidente interino, Michel Temer.

No fim de maio, o presidente da Argentina, Mauricio Macri, recebeu o ministro José Serra em Buenos Aires para a criação de um grupo de coordenação política entre as duas nações.

Os chanceleres também discutiram outros temas relevantes aos dois países, além de problemas que exigem esforço conjunto para a superação, como segurança das fronteiras e combate ao comércio ilegal, ao tráfico de drogas e de armas.

“Há o narcotráfico e o tráfico de armas, mas há também o tráfico ilegal de mercadorias. Este governo dará uma importância enorme a isso porque implica basicamente perda de empregos sem gerar receita tributária. É o pior que pode acontecer com uma mercadoria: não emprega e não rende impostos”, ressaltou Serra.

Além da integração física, a parceria comercial também será fortalecida, assegurou o ministro brasileiro. O Brasil é o segundo maior investidor no Paraguai, além de ser o principal destino das exportações paraguaias e também o principal fornecedor de produtos ao país. No ano passado, o intercâmbio bilateral entre os dois alcançou US$ 3,3 bilhões.

Antes de se encontrar com Serra, o embaixador Loizaga fez uma visita de cortesia ao presidente interino Michel Temer. No encontro, o chanceler reafirmou a confiança do governo paraguaio na democracia brasileira.

O ministro e o presidente também frisaram a importância das relações bilaterais e intra-Mercosul e discutiram, especificamente, o interesse comum de intensificar ações de segurança e de integração produtiva na região de fronteira.