Brasil é o país mais receptivo com tecnologias de inteligência artificial do mundo
4 em cada 6 brasileiros acreditam que a IA pode trazer um impacto positivo em suas vidas
Mercado e ConsumoA América Latina lidera o ranking de regiões com maior interesse e entusiamos pelas tecnologias de inteligência artificial. O Brasil vê o surgimento de novas ferramentas com curiosidade, e 4 em cada 6 brasileiros afirmaram que enxergam que a IA pode trazer um impacto positivo em suas vidas. O número está acima da média global, em que apenas 5 em cada 10 concordaram com a afirmação.
O estudo foi realizado pela Getty Images, que capturou as opiniões de mais de 7.000 adultos em mais de 25 países ao redor do mundo.
Os consumidores brasileiros demonstram 15% mais interesse por essa tecnologia em comparação com o resto do mundo. Além disso, diferentemente de países como Estados Unidos, Canadá, França, Reino Unido e Austrália, menos de 34% das pessoas no Brasil afirmam se sentir nervosas ou ameaçadas pelo avanço dessa tecnologia.
A pesquisa sugere que esse otimismo e apelo são impulsionados pelos benefícios que a IA oferece em termos de produtividade: 9 em cada 10 pessoas na região acreditam que a IA pode ajudá-las a serem mais eficientes e veem essa tecnologia como um meio para se tornarem mais produtivas.
“A pesquisa VisualGPS revelou que as pessoas na América Latina estão cativadas pelas promessas que a IA oferece em termos de aumento da eficiência, melhorias na experiência do usuário e novas formas de abordar desafios complexos. Além disso, observamos um aumento nas buscas por imagens e vídeos relacionados à IA”, afirmou Tristen Norman, diretora de Insights Criativos no departamento de Pesquisa Visual da Getty Images.
Empresas
O Índice Global de Adoção de IA da IBM indica que 29% das empresas na América Latina passaram a utilizar inteligência artificial, enquanto 43% estão nos estágios iniciais de experimentação.
O Brasil, no entanto, está acima das médias global e regional, com 41% das empresas utilizando tecnologias IA em suas operações. A pesquisa sugere que as companhias brasileiras estão interessadas nas tecnologias e não ficam atrás de seus competidores globais.
“À medida que a IA continua a se expandir em nossas vidas, as empresas têm a oportunidade de moldar a narrativa em torno dessa poderosa tecnologia. Usando conteúdo visual autêntico, as marcas podem não apenas aumentar a confiança do consumidor, mas também promover uma compreensão profunda do potencial da IA para impulsionar mudanças positivas”, explica Norman.