Brasil é o país da América Latina mais bem colocado em artigos científicos
Agência Gestão CT&IO estigma do Brasil não ser um grande produtor de ciência, tecnologia e inovação (CT&I), ao que tudo indica, está dando os primeiros passos para ser quebrado. A edição do Nature Index 2015, suplemento do grupo Nature, listou as 25 principais nações que produziram os melhores artigos científicos. O País conquistou a 23º posição no ranking global de qualidade científica, ficando também em primeiro lugar entre os países da América Latina, seguido de Argentina (30º lugar), Chile (32º) e México (34º).
O relatório da Nature Index avalia artigos científicos originais em quatro áreas – Química; Ciências da Vida; Terra e Ambiente; e Ciências Físicas –, publicados em 68 periódicos escolhidos entre os de maior impacto científico.
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio da base de dados Web of Science, também fez um levantamento, englobando todos os artigos publicados em 2014 com participação de pesquisadores filiados as instituições brasileiras, nos mesmos 68 periódicos utilizados no Nature Index. Ao todo, foram identificadas 1.193 publicações listadas. Dessas, 565 apontam como agência financiadora o CNPq, resultado que a coloca como a principal instituição de fomento nesse grupo de publicações.
Para mais informações, acesse o relatório da Nature Index neste link.