03/12/07 11h51

Brasil é mercado que mais cresce

Valor Econômico - 03/12/2007

Apesar de a renda per capita do brasileiro ser de US$ 5,7 mil por ano, bem abaixo da renda média de um americano, que é de US$ 44 mil, segundo dados do FMI e Banco Mundial, o mercado de bens de luxo no Brasil vem crescendo a taxas expressivas. No ano passado, esse segmento movimentou no Brasil 1 bilhão de euros, o que representa um aumento de 35% em relação a 2005. Trata-se do maior índice de crescimento entre os países emergentes, superando inclusive a gigante China, que registrou uma alta de 30%. "Entre os Brics (Brasil, Rússia, Índia e China), o Brasil teve um desempenho excelente por causa da melhora no poder de consumo local. O Brasil também contribui significativamente para o aumento de 8% verificado nas Américas", diz Jean-Claude Ramirez, sócio da Bain & Company, consultoria americana responsável pela pesquisa feita em parceria com a Altagamma, associação italiana da indústria de luxo. O Brasil passou a integrar a pesquisa da consultoria somente em 2005. Até então, o desempenho do país era pouco representativo, segundo o executivo. O levantamento da Bain & Company sobre a indústria de bens de luxo foi realizado com executivos de 200 empresas do segmento, entre grifes e varejistas. Os países emergentes lideram as taxas de crescimento no mercado de luxo. Enquanto na Ásia (excluindo o Japão), o aumento atingiu 18%, na Europa ficou em 10%. Nos mercados emergentes, as vendas concentram-se nas marcas de luxo consideradas mais acessíveis.