Brasil e EUA lançam edital para financiar pesquisas em segurança cibernética
PROTECA Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e a National Science Foundation (NSF) dos Estados Unidos lançaram a primeira Chamada Conjunta Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em Segurança Cibernética. Serão disponibilizados até US$ 3 milhões por até dois anos. Os interessados têm até 16 de dezembro para enviar suas pré-propostas nos temas de segurança e privacidade em redes; Internet das Coisas (IoT), sistemas ciber-humanos e ciber-físicos; e detecção de malware.
Podem submeter propostas consórcios entre instituições científicas e tecnológicas e empresas brasileiras e americanas. Cada projeto pode ter acesso a até US$ 600 mil, sendo metade do valor financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e repassado pela RNP, e a outra parte oferecida pela NSF.
Os temas que serão financiados foram escolhidos após discussões que envolveram pesquisadores brasileiros e americanos especialistas em segurança cibernética. A necessidade de trabalhá-los está relacionada ao aumento de ameaças em um mundo cada vez mais conectado, no qual se vê frequente a incidência de temas como cibersegurança, criptografia, defesa cibernética e cibercrime.
O projeto é viabilizado com o uso de recursos procedentes da Lei de Informática, destinados a programas e projetos de interesse nacional na área de informática e automação.