Brasil e China reforçam cooperação nas áreas de energia, aeroespacial, meio ambiente e saúde
Agência Gestão CT&IPesquisadores brasileiros e chineses se reuniram na última semana para discutir os possíveis projetos de cooperação entre os dois países em áreas estratégicas. A parceria, fruto de um acordo internacional assinado por representantes dos dois em maio de 2014, envolve quatro temas: energia, aeroespacial, meio ambiente e saúde. O encontro ocorreu na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O presidente do CNPq, Hernan Chaimovich ressaltou a importância dos dois países estarem juntos liderando projetos em comum. “A cooperação entre China e Brasil é essencial para consolidar a ideia de que vivemos um mundo multipolarizado” afirmou.
A parceria também foi exaltada pelos coordenadores dos grupos de trabalho. Em todas as áreas foram detectados interesses comuns, problemáticas parecidas e um cenário de desenvolvimento econômico, científico e tecnológico semelhante.
Segundo o coordenador brasileiro do grupo, o professor Edgar Carvalho, “a parceria em pesquisas nessas áreas é muito oportuna e promissora”. Os resultados dos trabalhos serão avaliados para subsidiar as parcerias concretas que serão firmadas futuramente entre as instituições envolvidas.