22/02/10 10h55

Brasil e Argentina ajudam o Carrefour a vender 17,1% mais na América Latina

DCI

Na contramão dos resultados globais da companhia, as vendas do Carrefour na América Latina registraram alta de 17,1% na comparação de 2009 a 2008. Segundo a rede, o aumento foi impulsionado principalmente por expansões da empresa em países como Brasil e Argentina. Para o diretor de Finanças e Gestão da operação brasileira da companhia, Daniel Magalhães, os resultados apontam a importância do Carrefour Brasil nos resultados globais. "O País tornou-se foco prioritário em termos de investimentos para os próximos anos", disse.

Considerando as operações mundiais, a rede francesa teve, porém, queda de 70% no lucro em 2009, por causa de baixas contábeis e cortes de preços decididos para atrair consumidores mais atentos a custos, em ano de recessão mundial. Segundo a rede, que no País é vice-líder de seu setor, no ano passado as margens de lucro foram diminuídas para atrair consumidores a seus principais mercados na França e no oeste da Europa. Lars Olofsson, o novo presidente executivo da companhia, afirmou também que iniciou um programa para gerar 4,5 bilhões de euros em economias até 2012.

Enquanto o Carrefour contabiliza seus resultados, o concorrente Walmart Brasil já mira nas vendas de Páscoa, que segundo a varejista prometem ser boas. As prateleiras das lojas estão abastecidas com um volume de ovos 30% maior do que o do mesmo período do ano passado. A expectativa é de que o crescimento das vendas chegue a 20% na comparação a 2009.