01/10/09 11h41

Brasil deverá puxar crescimento regional

O Estado de S. Paulo

O FMI revisou para cima as expectativas de crescimento para o Brasil em 2009 e 2010. Mesmo prevendo que a economia brasileira encolha 0,7% neste ano (o Ministério da Fazenda aposta em crescimento de 1%), o Fundo diz que o Brasil é quem puxará para cima a média da América Latina, que deve encolher 2,5% em 2009. Para 2010, o FMI vê PIB de 3,5% no Brasil, abaixo da expectativa do mercado, de 4,5%. A Fazenda já vê 5%. "Para a região, há indicações de que a recuperação voltou e deverá atingir velocidade moderada no segundo semestre, com o Brasil à frente", diz o "Panorama da Economia Global" do FMI.

Na América Latina, os dois países que devem sofrer mais os impactos da crise neste ano são Argentina (queda de 2,5% no PIB) e Venezuela (-2%). "O Brasil deve liderar na região em parte por causa de seu grande mercado doméstico e por ter um mercado exportador diversificado tanto em termos de produtos quanto de destinos, especialmente no que diz respeito à Ásia", diz o FMI. A Ásia continuará liderando o mundo como região mais dinâmica neste ano e 2010. A China deve crescer 8,5% neste ano e a Índia, 5,4%.

O relatório do Fundo afirma que boa parte da recuperação neste segundo semestre e provavelmente no próximo ano na América Latina estará apoiada no aumento dos preços das commodities que exportam. O FMI considera, porém, que dificilmente os preços dos produtos básicos devem aumentar mais no curto ou médio prazos. A explicação para a atual recuperação, segundo Fundo, é que a queda em 2008 teria sido muito acentuada, o que levou à formação de estoques pelos consumidores.