23/04/09 13h53

Brasil amplia sua importância no grupo Volkswagen

Valor Econômico - 23/04/2009

A festa que o governo de Juscelino Kubitschek fez em torno da chegada da Volkswagen em 1953, deu a impressão, à época, de que o Brasil tinha muito a ganhar com aquele investimento. Hoje, ao contrário, a operação brasileira é que sustenta uma boa parte da estrutura dessa multinacional alemã em todo o mundo. A participação brasileira nas vendas mundiais da companhia cresce de maneira sustentável. Passou de 14% em 2007 para 16% em 2008. É a segunda maior operação fora da Alemanha, atrás das fábricas na China. No último trimestre, o Brasil ajudou até na composição dos lucros da companhia. O lucro operacional da Volks recuou 76%, para 312 milhões de euros nos três primeiros meses do ano. Mas o resultado poderia ter sido ainda pior não fosse o ganho de 600 milhões de euros gerado pela venda da operação brasileira de caminhões e ônibus para a também fabricante de caminhões alemã MAN, no início do ano. A montadora informou que o faturamento mundial caiu 11,2% nos três primeiros meses do ano na comparação com o mesmo período de 2008, atingindo 24 bilhões de euros. No período, as vendas mostraram recuo de 10,7%, para 1,4 milhões de unidades.

Já no Brasil, também no primeiro trimestre, as vendas da Volks registraram um aumento de 8,5%. O resultado superou o do próprio mercado, que cresceu 4%. Em março, a empresa começou a convocar os trabalhadores da sua maior fábrica, em São Bernardo do Campo (SP), para fazer hora extra aos sábados. O destaque do Brasil no cenário dessa multinacional se dá antes mesmo da crise mundial. O grupo Volkswagen fechou 2008 com um crescimento de vendas de 0,6% em todo o mundo e de 6% no Brasil. Segundo o relatório que a Volks divulgou aos investidores ontem, na Europa, os mercados que têm mais colaborado para as vendas da companhia são os da China, Alemanha e Brasil, que representaram 44% das vendas totais no último ano. No Brasil, a companhia desfruta dos bons resultados da renovação da linha de veículos básicos no ano passado.