09/03/20 13h58

Bragança Paulista conquista o 2º lugar no ranking Programa Verde/Azul

Bragança Diário

Após três anos, a cidade de Bragança Paulista volta a ser referência ambiental no Estado de São Paulo. Na quinta-feira, 5 de março, o governador João Doria anunciou os municípios que receberam o Prêmio Franco Montoro no ranking do Programa Município Verde/Azul (PMVA), da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente.

Bragança Paulista conquistou o segundo lugar. O evento foi realizado no Auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e alguns colaboradores da Secretaria de Educação ligados à Sala Verde Pindorama, estiveram na solenidade e receberam o prêmio das mãos do secretário estadual de Meio Ambiente, Marcos Penido.

“Ficamos em 2º lugar no ranking ambiental, num total de mais de 600 municípios, e o 1º das cidades que formam a Bacia PCJ e Região Bragantina. É Bragança, como sede de região, dando o exemplo”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Alexandro de Souza Morais.

Desde quando Alexandro assumiu a pasta do Meio Ambiente, Bragança avança no Programa Município Verde/Azul. Em 2016, o município foi 5º colocado, a melhor posição até então. No ano seguinte, despencou para a posição nº 340; em 2018 se recuperou e ficou na 44ª posição. O anúncio de quinta-feira, 5, é referente às ações do ano de 2019.

Durante o evento, o governador João Doria parabenizou os municípios vencedores. “Todos os 154 municípios que receberam o prêmio merecem aplausos e reconhecimento, mas especialmente os três primeiros colocados por alcançarem o patamar de excelência nesse programa”, disse o governador. As cidades líderes do programa foram São José do Rio Preto, Bragança Paulista e Novo Horizonte.

Ao todo, 92 cidades receberam certificação por notas também acima de 80 pontos e 62 foram qualificadas ao obterem notas entre 60 e 79,9 no ranking geral até 100. São José do Rio Preto foi a campeã no ranking geral, totalizando 97 pontos, seguida por Bragança Paulista (94,74) e Novo Horizonte (94,23). O PMVA tem o propósito de incentivar, apoiar e medir de maneira descentralizada a agenda ambiental em todas as regiões de São Paulo.

Atualmente, os 613 municípios participantes colocam em prática 85 tarefas divididas em dez diretrizes da agenda ambiental, com base em temas estratégicos como Município Sustentável; Estrutura e Educação Ambiental; Conselho Ambiental; Biodiversidade; Gestão das Águas; Qualidade do Ar; Uso do Solo; Arborização Urbana; e Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

“Nós temos o dever de fomentar políticas públicas de desenvolvimento sustentável. Este programa nos aproxima das prefeituras para entendermos suas demandas e unirmos esforços. É a oportunidade de inovar e disseminar ações entre as cidades”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

Outras cidades que receberam o troféu Franco Montoro foram Itu (93,39), Santo Antônio da Alegria (90,04), Santa Fé do Sul (89,91), Presidente Prudente (91,26), Bragança Paulista (94,74), Junqueirópolis (87,31), Ribeirão Preto (90,60), Guararema (90,70), Sertãozinho (91,47), São Pedro do Turvo (92,57), São Bento do Sapucaí (86,76), Penápolis (86,90), Itanhaém (89,65), Mogi das Cruzes (86,26), Coronel Macedo (82,75) e Gabriel Monteiro (89,60).

MUDANÇAS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Logo após receber o prêmio, o secretário de Meio Ambiente, Alexandro, concedeu entrevista ao Bragança-Jornal, por telefone. Segundo ele, o governo do Estado de São Paulo fez uma mudança no processo de avaliação.

“Em 2017, as regras foram alteradas. O Estado analisa as ações desenvolvidas e que têm um cronograma, não apenas ações pontuais, para atender um formalismo. O Estado verifica se realmente são atividades eficientes. É óbvio que todos os municípios têm problemas, mas o programa analisa como cada cidade se organiza”, explicou Alexandro.

“Estamos muito contentes.

Agradeço a toda equipe da Secretaria e todos os envolvidos das demais secretarias que subsidiaram os trabalhos e desenvolveram boas ações. Agradeço também ao prefeito Jesus Chedid e ao vice Amauri Sodré pelo apoio para buscar o melhor resultado no ranking ambiental paulista”, finalizou o secretário.