Bracell opera elétrico de 40 toneladas
Money ReportProdutora de celulose solúvel e especial, a Bracell iniciou a operação de um caminhão elétrico movido a energia limpa e renovável como parte de suas ações para diminuir o impacto logístico em sua planta industrial em Lençóis Paulista, no interior de São Paulo. Os veículos não são uma novidade nas grandes cidades, onde utilitários e carros de passeio já funcionam com energia renovável. No entanto, a companhia promete quebrar esse paradigma com um modelo 6×4 da chinesa CAMC, capaz de transportar 30 toneladas de carga.
Neste projeto piloto, o veículo atuará no trecho entre a linha de produção e o terminal intermodal da empresa – cerca de 40 quilômetros, onde os fardos de celulose seguem embarcados em trens da MRS até o Porto de Santos. A autonomia das baterias de íons de lítio e ferro do caminhão é de 220 quilômetros, com velocidade média de 80 km/h. O tempo de recarga é de apenas 1 hora e meia.
O abastecimento do caminhão elétrico da Bracell também é feito de maneira sustentável. A indústria usa sua própria energia verde (100% renovável) à base de subprodutos da madeira: biomassa de eucalipto e licor negro, gerando vapor que alimenta os turbogeradores.
Segundo a empresa, em comparação a um caminhão movido a diesel do mesmo tamanho, a economia de carbono equivalente despejado na atmosfera pode chegar a 132 toneladas por ano. A ideia é, aos poucos, substituir toda a frota de 30 caminhões da Bracell por elétricos.
Fonte: https://www.moneyreport.com.br/negocios/eletrico-da-bracell-promete-reduzir-emissao-de-co%e2%82%82/