Bracell e Conservação Internacional Brasil atuam em projeto para a preservação de matas
A Bracell apresentou o 'Projeto Gestão Integrada de Paisagens: geoinformação para tomada de decisão no território de atuação da Bracell'
Folha da RegiãoA Bracell, líder mundial de celulose solúvel, promoveu uma reunião, no último dia 28 de novembro, em Bauru, envolvendo diversos agentes ligados à conservação ambiental. Na oportunidade, apresentou o "Projeto Gestão Integrada de Paisagens: geoinformação para tomada de decisão no território de atuação da Bracell". Diante do interesse da companhia em ampliar suas ações de conservação e restauração de paisagens, divulgadas no último mês, com o lançamento das metas do Bracell 2030, a empresa buscou aliados e uniu esforços com a Conservação Internacional Brasil (CI-Brasil).
A reunião foi liderada pela Bracell, em colaboração com a Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual Rio Batalha e o Jardim Botânico de Bauru.
Estavam presentes representantes do conselho da APA e também outros atores chave da região, como a Unesp, Viva Batalha e Dexco.
O projeto se destaca por compilar e disponibilizar um conjunto de indicadores que visa influenciar a gestão da paisagem, permitindo análises em níveis municipal, de bacias e microbacias hidrográficas e áreas de preservação ambiental, com foco em três eixos principais: conservação, restauração e, uso e ocupação do solo.
"Os resultados desse projeto vão além de uma ampla base de dados. É uma plataforma compartilhada que visa auxiliar diretamente a gestão do território. O seu principal propósito é criar direcionamentos claros para otimizar os recursos disponíveis, permitindo-nos aprimorar e melhorar significativamente as condições ambientais de nossas paisagens", destacou João Augusti, gerente de Sustentabilidade da Bracell.
Após a apresentação do projeto, a reunião prosseguiu com a exposição do plano de manejo da APA Estadual Rio Batalha e do Plano Municipal da Mata Atlântica e Cerrado de Bauru.
Na segunda parte do encontro, os participantes visitaram duas fazendas dentro do limite da APA do Rio Batalha, destacando casos de sucesso de restauração florestal. Nesse aspecto, o projeto apresentado pela Bracell e a Conservação Internacional pode desempenhar um papel crucial no apoio a iniciativas de restauração de áreas de preservação ambiental trazendo ganhos imediatos para a biodiversidade e recursos hídricos.