12/11/09 11h36

Bosch vai ampliar nacionalização

Valor Econômico

Quando se mudou para o Brasil, há pouco mais de um ano, para assumir a presidência da filial brasileira da Bosch, o alemão Andreas Nobis teve que passar dois meses em um hotel. Seus planos de ter logo uma residência no país frustraram-se. A mobília e todos os seus objetos pessoais estavam em um navio, que só pôde ser descarregado quatro semanas além do previsto em razão de uma greve no Porto de Santos. O executivo imagina hoje os problemas que enfrentaria se ao invés da sua própria mudança aquele navio vindo da Alemanha estivesse trazendo as peças que a filial brasileira da Bosch costuma importar daquele mesmo país.

A história ilustra as razões que levaram a Bosch a criar um ousado plano para elevar rapidamente a nacionalização dos produtos. O momento mais importante dessa estratégia será hoje de manhã, quando 120 fabricantes de componentes automotivos estarão na sede da Bosch, em Campinas (SP). Não se trata de uma simples visita. Em uma área normalmente usada para eventos de lazer, a companhia montou uma exposição com todas as peças que importa.

Essa galeria será exibida aos 120 visitantes. Aquele que achar que tem condições de produzir algum daqueles componentes no Brasil poderá se candidatar a ser o fornecedor da peça que hoje vem do exterior. Em troca, a empresa garante uma parceria de longo prazo. Dos 120, 100 já são fornecedores da Bosch. As outras 20 empresas, todas brasileiras, foram escolhidas pela equipe de compras da multinacional. "São empresas que, acreditamos, têm potencial", afirma o diretor de compras da Bosch, Paulo Rocca Vieira.

Com esse passo, Vieira acredita que entre um e dois anos será possível elevar o índice de nacionalização das peças que compõem os produtos Bosch de 70% para 80%. Isso significa acréscimo de R$ 140 milhões (US$ 81,4 milhões) em compras locais anualmente. Nos últimos dez anos, ela aumentou o volume anual de compras no país em R$ 350 milhões (US$ 203,5 milhões). A cada ano, a empresa gasta cerca de R$ 1 bilhão (US$ 581,4 milhões) em material produtivo. Desse total, hoje cerca de R$ 700 milhões (US$ 407 milhões) ficam no mercado interno. A ideia é elevar o valor para mais de R$ 800 milhões (US$ (US$ 465,1 milhões).

Ao aumentar o índice de nacionalização, a Bosch diz ter conseguido também melhorar as condições de negociação de seus fornecedores com os fabricantes de matéria-prima. Além disso, a empresa também chamou representante do BNDES para falar de linhas de financiamento se algum dos visitantes estiver interessado em investir.