11/06/08 15h00

Bosch troca comando na AL e prepara expansão

Valor Econômico - 11/06/2008

O alemão Andreas Nobis desembarcou no Brasil no início de maio com a tarefa da assumir, em 1º de julho, o comando da Robert Bosch América Latina, subsidiária do mais que centenário, e também alemão, grupo Bosch. Um dos principais desafios de Nobis será o de manter abastecida de peças a indústria automobilística brasileira, cujos recordes de produção já viraram rotina. Mesmo operando no limite da capacidade, Nobis garante que a Bosch segue atendendo à risca a demanda das montadoras, porém terá que investir para que continue assim. Para este ano, estão previstos aportes de cerca de R$ 100 milhões (US$ 61,4 milhões) no desgargalamento das unidades de Curitiba (PR) e Campinas (SP), com o objetivo de aumentar a capacidade produtiva. O aperto, segundo o executivo, só não é maior devido aos investimentos de R$ 1 bilhão (US$ 377,1 milhões) realizados entre 2003 e 2006 em expansão de capacidade. A manutenção da competitividade diante do cenário cambial, que favorece as importações de autopeças chinesas, é justamente um dos maiores desafios de Nobis à frente das operações da Robert Bosch na América Latina. A empresa faturou R$ 4 bilhões (US$ 2,1 bilhões) no Brasil no ano passado, uma alta de 5% em relação a 2006. O segmento automotivo representou cerca de 70% do montante total, com R$ 2,8 bilhões (US$ 1,5 bilhão), um salto de 11% sobre 2007. As vendas de bens de consumo e de construção somaram algo próximo a R$ 1,2 bilhão (US$ 621,8 milhões), com avanço de 21%. Para este ano, o grupo espera um crescimento de 10% no faturamento brasileiro da área automotiva. Para os setores de bens de consumo e de construção, as projeções apontam para uma expansão de 20%. Além de maior capacidade e volume de vendas, a empresa aposta no lançamento de produtos para ganhar mercado nos próximos anos.