BorgWarner Cria Programa para Ampliar Participação Feminina na Fábrica em Itatiba/SP
Eae Máquinas- Programa ofereceu curso de usinagem para possibilitar capacitação técnica em uma área que é ocupada, em sua maioria, por homens
- As aulas contaram com adaptações de jornada no trabalho e tempo de curso para garantir que todas tivessem suas necessidades atendidas
- O projeto contou com 51 inscrições internas, e as selecionadas preencheram as 14 vagas
Globalmente, a BorgWarner fomenta iniciativas que proporcionem a equiparação de gênero e formação interna. No Brasil, a empresa implementou um programa de capacitação técnica em usinagem, o que chamou de Girls & Machining, para as funcionárias da unidade de Itatiba (SP).
O programa teve início em agosto de 2022 e recebeu 51 inscrições de funcionárias para o curso. As selecionadas preencheram as 14 vagas abertas para o curso. “Nos critérios de seleção, foram avaliados tempo de casa e performance” explica Melissa Mattedi, Gerente da BorgWarner Emissions, Thermal and Turbo no Brasil. “Além disso, foram avaliados quesitos técnicos através de uma prova para a escolha de candidatas aptas”, pontua.
A empresa buscou parceria para adaptar o curso e as demandas das participantes para garantir que a capacitação acontecesse. Neste contexto, o curso foi pensado para ser concluído em dois meses, totalizando 125h de aulas e mais 40h de estágio dentro da fábrica. O estágio pôde ser realizado no horário de trabalho e cada participante foi apadrinhada por colegas que já exercem a função na companhia.
As vagas nesta categoria dentro da BorgWarner são prioritariamente das participantes do programa adequadas à função. Elas figuram um ranking de colocação e, conforme as vagas forem abertas, as candidatas recebem uma proposta de transição. As participantes que já assumiram posição no setor de usinagem tiveram rápida adaptação na função, o que sinaliza que o curso foi muito assertivo e efetivo. Antes do curso, a proporção de mulheres no setor de usinagem era de cerca de 1,5% na BorgWarner. Atualmente, ainda em processo da ampliação da transição, esse número chega a 7%.
“O nosso objetivo foi criar um impacto positivo na carreira das participantes, mas conseguimos ir além. O programa contribuiu muito para a quebra de paradigma sobre funções majoritariamente masculinas, demandas reais para a equidade, compartilhamento de conhecimento e valorização do trabalho.”, comenta Melissa.
Sobre a BorgWarner
Por mais de 130 anos, a BorgWarner tem sido uma líder transformadora de produtos globais trazendo inovações de mobilidade bem-sucedidas para o mercado. Hoje, estamos acelerando a transição mundial para a eMobilidade — para ajudar a construir um futuro mais limpo, saudável e seguro para todos.