16/08/12 16h52

Bombardier prevê entrega de até 15 jatos este ano

Valor Econômico

A canadense Bombardier prevê entregar entre 10 e 15 jatos executivos no Brasil em 2012, número equivalente ao do ano anterior, informou o vice-presidente da empresa na América Latina, Fábio Rebello.
 
O modelo Global 6000, que custa US$ 58 milhões, foi um dos destaques da fabricante na feira de aviação executiva Labace, realizada em São Paulo. A aeronave possui o sistema "Global Shower", um chuveiro a bordo, que fornece 40 minutos de água quente, volume suficiente para três ou quatro banhos.
 
Apesar de parecer um detalhe, o chuveiro se tornou um dos objetos de consumo mais desejados pelos operadores de jatos executivos, afirma o vice-presidente de Operações da Embraer, Marco Túlio Pellegrino. Tanto assim que a Embraer também preparou seu maior jato executivo, o Lineage, avaliado em US$ 50 milhões, para receber um chuveiro á bordo.
 
Dona da segunda maior frota de jatos executivos do Brasil, com 180 aeronaves, a Bombardier decidiu aumentar a sua presença no país investindo no aumento da sua base de atendimento e no suporte aos clientes. A empresa também investiu na expansão da sua força de vendas na região, com a contratação de cinco novos executivos.
 
"O Brasil e o México são nossos dois principais mercados na América Latina, onde temos uma participação de 28%, comentou o diretor geral da Synerjet, representante da linha Bombardier no Brasil, José Eduardo Brandão. De acordo com o executivo, o Brasil responde por 40% dessa fatia de mercado na região, o mesmo percentual do México.
 
A SynerJet Brasil, empresa do grupo Synergy, investiu US$ 12 milhões na construção de um centro de serviços de manutenção exclusivo para a linha de jatos da Bombardier, composta por 11 modelos diferentes de aeronaves, desde o Learjet 40, para seis passageiros, até o Global 6000, configurado para transportar até 13 pessoas. O local começou a funcionar há dois meses.
 
O novo centro de manutenção, localizado em São José dos Campos (SP), conta com dois hangares de 2.520 metros quadrados cada um, capazes de receber até 10 jatos simultaneamente. Os hangares, que ficam ao lado da fábrica da Embraer, têm acesso direto à pista do aeroporto de São José, com 2,6 quilômetros de extensão.
 
A Bombardier trouxe para a última edição da Labace quatro jatos executivos. "A Labace representa a oportunidade de conquistar mercados novos e mais promissores, como o Brasil, onde a Bombardier pretende se fixar e aproveitar as oportunidades de negócios que estão surgindo", disse Brandão.
 
"O chuveiro em aeronaves de longo alcance, onde o executivo passa quase 12 horas viajando, é essencial para quem quer ganhar tempo e chegar pronto no seu destino", afirma Rebello. Segundo ele, o tempo médio gasto para ir ao hotel e tomar banho é de 1,5 hora. O Global 6000 é o primeiro jato de longo alcance a ter um chuveiro certificado para operação no mundo.
 
"A primeira coisa que um cliente de jato executivo prioriza na hora de comprar um novo jato é o conforto de cabine. Velocidade, alcance e preço vêm na sequência", comenta o diretor da Synerjet, José Eduardo Brandão.
 
O mercado latino americano, segundo Rebello, ainda exibe uma demanda equivalente ao da China no segmento de aviação executiva. "A Bombardier estima que nos próximos 10 anos o número de jatos entregues na China seja da ordem de mil unidades. A América Latina não ficará longe disso, com 985 aeronaves", revelou.
 
A diferença entre as duas regiões, segundo informou, é que a América Latina é um mercado bem mais maduro, onde a aviação vem se desenvolvendo desde a década de 1960 e também onde existe hoje uma concorrência mais efetiva.
 
Na opinião do executivo, o Brasil vai continuar sendo um mercado expoente pela grande necessidade de deslocamento que existe hoje e também pela tendência de interiorização dos negócios da aviação executiva.
 
"Temos registrado um número cada vez maior de clientes fora da região Sudeste, que tradicionalmente sempre foi o principal mercado da aviação executiva no Brasil", afirmou.