02/07/24 14h52

Bob's quer ampliar em cinco vezes operações no estado de São Paulo

Presente na última ABF Franchising Expo, rede de fast food lançou o plano 'Potencializa SP', que prevê novos formatos para chegar em cidades menores e em locais onde ainda não está, como o polo do Brás. Investimento em novos negócios será de R$ 100 mi

Diário do Comércio

Águas da Prata, São João da Boa Vista, Ubatuba, Bragança Paulista, Extrema, Socorro, Nova Odessa, Bauru... E até o popularíssimo polo de moda paulistano do Brás. Essas são apenas algumas localidades em que o Bob's, primeira rede de fast food do Brasil, aposta para impulsionar parte do seu plano de expansão para cinco anos, que inclui quintuplicar sua presença no estado de São Paulo e a abertura de pelo menos 120 unidades ainda em 2024.

Completando 40 anos de franchising, a rede vai investir R$ 100 milhões em novos negócios, seja em reestruturação de lojas já existentes no país, ou novas unidades franqueadas.

O maior foco mesmo será o mercado paulista, considerado ainda resistente para a marca, segundo especialistas em varejo, mas o segundo maior para a rede, com 66 unidades.  

Presente na última ABF Franchising Expo, realizada na Capital Paulista entre os dias 26 e 29 de junho, o Bob's apresentou seu plano "Potencializa São Paulo", que prevê ampliação dessa presença com lojas de rua, quiosques e drive-thru - como o recém-inaugurado em Campinas -, oferecendo condições facilitadas. 

"Nós somos uma marca carioca e mesmo com o estado de São Paulo sendo o segundo com maior presença, ainda há muitas oportunidades", afirma Fabiano Lima, diretor de expansão do Bob's. Por ter uma presença marcante em shoppings, agora a rede está muito voltada para lojas de rua, não só para crescer os franqueados organicamente, mas trazer novos que se identifiquem com a marca. E com uma série de benefícios para acelerar o crescimento, diz. 

Entre os incentivos para quem abrir novos pontos de venda até 2027 estão os descontos regressivos nos royalties por modelo de loja. Para os 280 franqueados que já estão na rede no país - há multifranqueados com quatro lojas, em média -, há o contrato estendido, para 84 meses, mais descontos. 

"Temos uma agenda muito positiva de crescimento na capital paulista também, com destaque para o bairro do Brás, além de cidades da Região Metropolitana. São pilares importantes para que de fato a gente concretize um plano agressivo de crescimento em São Paulo", destaca.   

Ocupando o quarto lugar no ranking das redes de fast food entre as franquias da Associação Brasileira de Franchising (ABF), atrás do McDonald's, Burger King e Subway, o objetivo do Bob's não é só recuperar as perdas de pouco antes da pandemia: hoje a rede planeja ser o primeiro fast-food a chegar nas mais diversas cidades espalhadas por todo o Brasil.  

Foi a primeira rede a abrir uma loja em Macapá (AM) e hoje o Norte está entre os três maiores mercados da empresa no país (117 lojas), onde participa sempre com ações itinerantes na festa do Círio de Nazaré (PA), ou eventos como o Rock'n'Rio.

Também tem uma loja dentro de um boliche em Vassouras (RJ) e até uma "pé na areia", conforme a rede gosta de dizer, em Morro de São Paulo (BA), aberta mesmo com uma resistência inicial, segundo Lima, por acharem, a princípio, que o acesso seria difícil. Hoje, é uma das unidades que mais vende e tem "um fluxo sensacional", conta. 

De 2019 a 2021, a rede caiu de 1047 para 977 lojas, voltou a crescer e, no final de 2023, encerrou com 1.002. Hoje, tem 1.045 no país, sendo 105 próprias e 940 franqueadas. "Vamos triplicar esse número em dois anos. Onde o consumidor quiser, o Bob's estará lá", sinaliza. 

 

Fonte: https://dcomercio.com.br/publicacao/s/bob-s-quer-ampliar-em-cinco-vezes-operacoes-no-estado-de-sao-paulo