BNDES lança hoje plano para pequenas empresas
Valor EconômicoO Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tenta ampliar o acesso de pequenas e médias empresas aos financiamentos da instituição. O banco vai anunciar hoje um plano de ação para simplificar, ampliar e tornar mais ágil a chegada ao crédito. Ontem, a presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques, disse que estuda ampliar e criar novos canais de distribuição de financiamentos, principalmente voltados a empresas menores.
Maria Silvia, porém, negou que a iniciativa esteja incluída no pacote de medidas que o presidente Michel Temer quer implementar para reverter a crise política mais recente. "Não vamos anunciar pacote, vamos anunciar o que estamos trabalhando cotidianamente", afirmou após assinar acordo de cooperação com o Ministério da Ciência e Tecnologia de incentivo à internet das coisas.
Maria Silvia vem mudando as diretrizes de financiamento, mais voltado para infraestrutura e projetos sociais e energia limpa. Agora a presidente do banco quer limitar a 25% a distribuição de dividendos nas empresas que se beneficiam com a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP). O banco deve anunciar em janeiro as regras para essa distribuição de lucros nas companhias, o objetivo é fazer com que os empréstimos subsidiados sejam realmente usados para investimento. "Um empréstimo feito com a taxa incentivada, como a TJLP, precisamos garantir que esses recursos de fato vão para o investimento", reforçou.
Maria Silvia disse que a devolução de R$ 100 bilhões ao Tesouro deve ocorrer até o fim do ano. "Não tem que ser obrigatoriamente [até o dia 31 de dezembro], mas acredito que vamos cumprir todas as condições", afirmou após ser questionada por jornalistas sobre a data do repasse. Essa é uma das principais medidas da equipe econômica do governo Temer para reverter o déficit e foi anunciada logo após a posse.
O BNDES vai criar um grupo para avaliar os resultados das operações. Empréstimos menores serão analisados por um grupo interno e os maiores, externamente.