BNDES e BID fortalecem cooperação para impulsionar investimentos sustentáveis
Agência CT&IA presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Maria Sílvia Bastos Marques, e o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, assinaram um memorando de entendimento para desenvolver uma série de parcerias direcionadas a investimentos inovadores e sustentáveis, com foco na geração de emprego e renda no Brasil.
A cooperação, firmada nesta terça-feira (9), poderá incluir projetos de desenvolvimento e apoio, por meio de cofinanciamento e assistência técnica, à realização de parcerias público-privadas, inclusive concessões, que contribuam para o aumento da produtividade e competitividade das pequenas e médias empresas, assim como parcerias com PMEs orientadas à modernização, inovação, tecnologia da informação e ampliação de negócios.
Energia renovável, transporte e logística também serão priorizados, sobretudo a partir do estímulo ao investimento privado. Além disso, projetos no setor agropecuário e agroindustrial serão fomentados, com enfoque na produção de biocombustíveis e na promoção de exportação de produtos agrícolas.
Outras potenciais áreas de colaboração dizem respeito a alavancar o uso de ativos no âmbito dos Estados e também em projetos relacionados à educação pública. Maria Silvia informou que, em breve, será dado início a um road show a todos as unidades federativas para mostrar como o BNDES pode apoiar tecnicamente os governos estaduais em processos de concessões, PPPs e outras formas de impulsionar o uso dos ativos públicos.
Em educação, a forma de apoio ainda está na fase inicial de estudos e será, possivelmente, no aperfeiçoamento da gestão de escolas. Luis Alberto Moreno enfatizou que a equipe do BID está pronta a colaborar com o BNDES, principalmente com experiência em gestão de projetos em outros países. “Podemos fortalecer as equipes que o BNDES está formando através da transferência de tecnologia em gestão de alguns projetos setoriais”, disse. Na área de educação, Moreno citou experiências positivas com escolas de baixo custo no Peru e no Chile.
O acordo, que tem duração prevista de cinco anos, contará também com a participação da Corporação Interamericana de Investimentos (CII), braço do BID para fomentar os projetos junto às empresas privadas. Em janeiro deste ano, o Grupo BID consolidou seu atendimento a empresas na Corporação Interamericana de Investimento, que financia empresas sustentáveis para alcançar resultados financeiros e maximizar o desenvolvimento social e ambiental na região.