BNDES capta US$ 150 milhões com bancos japoneses
Valor EconômicoO Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou em comunicado ter firmado contrato de financiamento de US$ 150 milhões com o Japan Bank for International Cooperation (Jbic) e o Mizuho. Segundo o BNDES, a assinatura ocorreu na sexta-feira e cada instituição aportou metade dos recursos totais.
De acordo com detalhamento da instituição de fomento, a operação foi realizada no âmbito da linha Green (sigla em inglês para Ação Global para Reconciliar Crescimento Econômico e Preservação Ambiental). A modalidade apoia projetos que favorecem a preservação do meio ambiente global, como a redução da emissão de gases de efeito estufa, eficiência energética e geração de energia a partir de fontes renováveis.
O BNDES informou que esse é o terceiro contrato de captação celebrado com o Jbic no âmbito da linha Green. Os dois primeiros foram assinados em 2011 e em 2014 e também contaram com a colaboração financeira do Mizuho.
Na análise do banco brasileiro, o acordo está inserido dentro da estratégia de ampliação do relacionamento do BNDES com instituições financeiras internacionais no sentido de aumentar a escala dos investimentos que realiza em parceria com organismos multilaterais e agências governamentais.
Em seu informe, o banco lembra que o primeiro contrato assinado entre BNDES e Jbic ocorreu em 1962. Desde então, foram selados 16 contratos, incluindo a nova cooperação na linha Green.