11/11/20 11h46

Black Friday deve impulsionar venda de automóveis, indica pesquisa

Levantamento do Google mostra que 72% dos brasileiros que planejam trocar de carro desejam aguardar a data

Automotive Business

Evento importado dos Estados Unidos em meados dos anos 2000, a Black Friday já está modificando o comportamento dos consumidores no Brasil, tanto que o automóvel – novo ou usado – deve ser um dos produtos de destaque na edição deste ano. É o que indica a pesquisa realizada pelo Google com mil consumidores que afirmaram ter planos para comprar ou trocar de carro ainda neste ano, já que 72% deles disseram ter intenção de aguardar a data para fechar negócio. Já para 27% das pessoas ouvidas as promoções realizadas pelas montadoras serão essenciais para a a realização do negócio na última sexta-feira de novembro.

A pesquisa mostra que o automóvel segue como um importante símbolo para o consumidor brasileiro. “Estamos observando uma retomada em grandes proporções, com o desejo do consumidor por bens de maior valor agregado simbolizando uma conquista”, explicou Gustavo Pena, líder de negócios para a indústria de mobilidade do Google Brasil. “Com novos motivos para a compra de um carro e a descoberta do veículo cada vez mais no ambiente on-line, a digitalização do processo de compra se torna ainda mais fundamental”, acrescentou.

PANDEMIA E CRÉDITO FACILITADO TAMBÉM INFLUENCIAM

O receio de utilizar transportes coletivos ou mesmo veículos compartilhados por conta do risco de contaminação pela Covid-19 – seja na utilização diária ou em viagens – foi apontado como principal fator motivador por 12% das pessoas que querem adquirir um carro novo, enquanto comprar o carro dos sonhos foi a razão indicada como a principal para 17% dos entrevistados que desejam ter um automóvel ainda neste ano. Outro estudo da plataforma mostrou que 52% das pessoas que desejam trocar de carro em 2020 estão sendo motivadas por razões que surgiram durante a pandemia e também por causa dela.

Por fim, uma nova pesquisa do Google, revela que a facilitação às linhas de crédito é outro fator que estimula a aquisição de bens com maior valor agregado, como automóveis e imóveis. Tanto que, de acordo com a pesquisa, comprar um desses dois produtos é o segundo maior motivo que leva o brasileiro a investir (18%) e a fazer empréstimos (21%). A atual taxa Selic no patamar mais baixo da história também influencia nesse sentido, já que os investimentos mais conservadores, como a poupança, se tornam ainda menos atraentes por conta disso.

fonte: http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/32072/black-friday-deve-impulsionar-venda-de-automoveis-indica-pesquisa