Biometano Pode Revolucionar o Setor de Transportes no Brasil e Criar Milhares de Empregos
Projeções indicam um aumento significativo na produção e investimentos de R$ 120 milhões no mercado de biogás
Portal do AgronegócioO setor de transportes no Brasil, majoritariamente dependente do diesel, tem a oportunidade de se tornar mais sustentável nos próximos cinco anos. Durante a 30ª Fenasucro & Agrocana, Feira Mundial da Bioenergia, foi apresentado um estudo que projeta um crescimento da produção de biometano, de 1,6 milhão para 7 milhões de metros cúbicos até 2029.
O biometano, um combustível renovável obtido a partir da transformação de resíduos orgânicos, oferece uma alternativa ecológica aos combustíveis fósseis. Patrícia Bassili, gerente de planejamento da Mitsui Gás e Energia do Brasil e conselheira da Associação Brasileira do Biogás (Abiogás), ressaltou a importância do setor de transporte para a descarbonização.
Para atingir essas metas, diversas iniciativas estão em andamento, incluindo a expansão de plantas produtoras de biometano, essenciais para o avanço da sustentabilidade no país. Essas plantas são fundamentais para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para uma gestão mais eficiente dos resíduos.
Atualmente, há 25 plantas de biometano no Brasil aguardando autorização para iniciar operações, refletindo o crescente interesse e potencial do mercado. As previsões apontam para a criação de cerca de 800 mil empregos, com investimentos estimados em R$ 120 milhões e uma redução de 640 milhões de toneladas de carbono.
São Paulo lidera a produção de biometano a partir de cana-de-açúcar, representando mais de 55% da produção nacional. O mercado já está absorvendo o biometano, com frotas pesadas e produtores de etanol adotando o combustível para reduzir a pegada de carbono na produção de açúcar e etanol.
Essas iniciativas destacam o Brasil como um líder na adoção de tecnologias limpas e reforçam a importância do biometano para a sustentabilidade do setor de transportes, conforme enfatizado por Patrícia Bassili.