20/08/10 15h23

Bimbo acelera produção no Brasil

Valor Econômico – 20/08/10

A estratégia da mexicana Bimbo, uma das maiores fabricantes de pães e bolos do mundo e dona das marcas Pullman, Nutrella e Ana Maria no Brasil, planeja inaugurar uma fábrica por ano, em um horizonte não revelado de tempo, segundo afirmou ontem o CEO mundial da empresa e integrante do bloco de controle, Daniel Servitje. O empresário participou da solenidade de inauguração da sétima fábrica da Bimbo no país, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. No próximo ano, a Bimbo põe para funcionar uma fábrica no Distrito Federal. No ano passado, foi inaugurada uma unidade em Salvador, na Bahia.

Servitje calculou em um terço a fatia da Bimbo no mercado brasileiro e afirmou que este percentual tem se mantido estável nos últimos anos. Um dos principais concorrentes, a Seven Boys, de capital nacional, está instalada em Belo Horizonte e é a maior marca de pães e bolos no mercado mineiro. A Bimbo, por sua vez, predomina no Triângulo Mineiro, Sul de Minas e Zona da Mata, áreas contíguas a São Paulo e Rio de Janeiro, Estados onde já mantém fábricas. Sem unidade fabril em Minas Gerais, a Bimbo levava desvantagem em relação à Seven Boys nos custos de logística. Além de Belo Horizonte, Salvador, São Paulo e Rio, a Bimbo também conta com fábricas em Jaboatão (PE), Gravataí (RS) e Mogi das Cruzes (SP).

Em 2009, a empresa teve vendas líquidas de 116,353 bilhões de pesos (ou US$ 8,9 bilhões), com aumento de 41,3% em relação a 2008. O México representa 45% das vendas, os Estados Unidos, 43% e o restante da América Latina, 12%. O lucro líquido cresceu quase 37%, para 6 bilhões de pesos (US$ 456 milhões) no mesmo período. Servitje não revela qual o faturamento da operação brasileira, mas o balanço divulgado no México mostra que os países da América Latina, com exceção do México, fizeram 11,3% das vendas no primeiro semestre deste ano. No primeiro semestre de 2009, essa fatia foi de 11,7% do total. A pequena redução - de 11,7% para 11,3% - ocorreu, segundo o relatório da empresa, em razão da recuperação do mercado mexicano, cujas vendas cresceram 4% neste semestre em relação ao do ano passado.

Mas o peso relativo das operações nos demais países latino-americanos vem subindo. Em 2005, representavam 7% do total. "O Brasil é o nosso terceiro mercado, depois de México e Estados Unidos. Muito atrás estão Colômbia e Venezuela", disse o empresário. A Bimbo instalou-se no Brasil em 2001, ao comprar a Pullman e a Plus Vita do grupo Bunge, por R$ 132 milhões (US$ 56,1 milhões), em valores da época. Adquiriu há dois anos a gaúcha Nutrella, líder na área de minibolos, por um valor não revelado. Concorre diretamente no Brasil com a Panco e a Seven Boys, que pertencem a ramos diferentes de uma mesma família, e a Wickbold, de São Paulo.