27/02/20 14h07

Billings recebe primeira usina solar fotovoltaica flutuante de SP

Tecnologia inédita na capital paulista será testada em fase piloto para verificar viabilidade de geração de energia elétrica

Governo do Estado de São Paulo

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, por meio da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), começou na quarta-feira (26) testes da primeira usina fotovoltaica flutuante da cidade de São Paulo. O uso dessa usina, que gera energia a partir da radiação solar, tem por objetivo ampliar o uso de fontes alternativas e sustentáveis na geração de energia elétrica.

A plataforma em teste tem 100 kilowatts de potência e o projeto piloto será avaliado durante 90 dias. O empreendimento ocupa uma área de mil metros quadrados do reservatório Billings junto à usina elevatória de Pedreira. Para implantação do projeto foram investidos R$ 450 mil em equipamentos. A iniciativa é em parceria com a Sunlution Soluções em Energia Ltda, que foi escolhida por meio de Chamamento Público lançado em outubro.

O teste servirá para avaliar a viabilidade da implantação de usinas fotovoltaicas nos reservatórios da capital. Se o resultado for positivo, a Emae abrirá uma nova chamada pública para implantação de usinas semelhantes nas represas Billings e Guarapiranga.

“Nós temos que buscar alternativas em parceria com a iniciativa privada e com a população a fim de mudarmos nossos hábitos e investirmos no desenvolvimento sustentável. Cuidar do meio ambiente é um dever de todos”, explica o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.