01/11/06 15h44

Billings precisa US$ 101 milhões para melhoria ambiental

Gazeta Mercantil - 01/11/2006

A Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP) e a Agência Internacional de Cooperação do Japão (Jica) assinaram, na semana passada, o relatório final do projeto de recuperação da Represa Billings. O projeto foi desenvolvido durante um ano e meio, por técnicos brasileiros e japoneses. Estima-se que sua execução exigirá investimentos da ordem de US$ 101 milhões. O estudo do Plano Integrado de Melhoria Ambiental na Área de Mananciais da Represa Billings está dividido em três etapas. A primeira, concluída em outubro de 2005, resultou num levantamento completo de informações sobre a represa e numa série de pesquisas sobre a qualidade da água, funcionamento das Estações de Tratamento de Esgoto e infra-estrutura de saneamento existente na região. Em seguida foi iniciado o trabalho de elaboração do plano diretor de recuperação da represa, que apresenta um diagnóstico completo das medidas que precisam ser tomadas. O documento mostra a necessidade de alguns projetos prioritários, como a instalação de redes coletoras para levar o esgoto da bacia da represa para a Estação de Tratamento São Caetano; e construção de estações de tratamento e rede coletora em outros locais. A terceira e última etapa foi a elaboração do estudo de viabilidade econômica e financeira para execução do projeto. O investimento de cerca de US$ 101 milhões deverá ser garantido pela Prefeitura de São Bernardo (US$ 27 milhões) e Sabesp (US$ 74 milhões).