BID prevê mais crédito para setor de saneamento
Valor Econômico - 09/11/2006
Incrementar as operações de crédito para o setor de saneamento é uma das prioridades do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), segundo informou o economista Hugo de Oliveira, do setor de Saneamento e Água da instituição, durante o Seminário Internacional de Saneamento e Desenvolvimento promovido pela Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo (Sabesp).
O diretor econômico e financeiro da Sabesp,Rui de Britto Álvares Affonso, reclamou que o setor sofre com a demora na concessão de créditos pelos bancos de fomento. O economista do BID citou a utilização da Linha de Crédito Condicional para Projetos de Investimento (CCLIP) como uma possibilidade já existente, que reduz o tempo de liberação dos empréstimos. Para obter uma CCLIP, a empresa precisa comprovar bons resultados em projetos já financiados pelo BID. Outra opção seria o empréstimo em função de resultados, que é concedido conforme as metas dos projetos são atingidas.
Segundo o diretor da Sabesp, as empresas ficam divididas na hora de buscar financiamento.
Affonso considera importante a inciativa do BID de estudar a abertura de novas linhas de financiamento, que agilizem o processo de concessão. Entre as novas modalidades, segundo o diretor, estão empréstimos em moedas locais atreladas ao dólar, com juros ainda a serem definidos, e a liberação do crédito sem a necessidade de garantia da União e dos Estados para empresas sólidas. Nesse caso, o governo federal também precisaria aceitar a mudança de procedimento.