Bico longo atualiza o sapato social masculino
Valor Econômico
O bico fino e longo - fácil de encontrar nos sapatos femininos - é agora moda nos calçados de couro para os homens. A onda veio da Itália, a capital da moda masculina, onde os homens já estão acostumados às vanguardas. Lá os sapatos bicudos são o complemento perfeito para os ternos e costumes justos. No Brasil, mais conservador e onde a maioria dos homens usa costumes de tamanho maior, a tendência vinha surgindo tímida na última estação. "Lançamos este modelo alongado na Francal, em julho, e os primeiros pares já estão chegando às lojas", diz Tom Mello, diretor da Samello, fabricante de Franca (SP). "Acreditamos que ele vai agradar principalmente os homens com estilo moderno, menos resistentes a novidades."
Nesse caso, a mudança parece ser para melhor, pelo menos na opinião dos fabricantes. "O pé fica com um desenho bonito e o homem, elegante", afirma Julius De Vita Dreyfuss, proprietário da Sapataria Cometa, de São Paulo, em atividade desde 1965. Depois de pesquisar as passarelas internacionais, decidiu incluir a nova fôrma na coleção, mas com adaptações. "O brasileiro costuma ter o pé mais alto e mais largo do que o europeu, portanto, tivemos de mexer no desenho, para calçar melhor."
De acordo com Dreyfuss, da Cometa, o cliente tem se mostrado receptivo à novidade. "O sapato social não perdeu suas características, só evoluiu." E para atender os novos tempos, atenção: o modelo bicudo não vai bem com qualquer costume. Ele pede paletós e calças ajustados no corpo, para dar equilíbrio.
Andréa Chioca Rinaldi, gerente de marketing e comunicação da Democrata, de Franca (SP), acredita que o modismo será amenizado no inverno 2010. "A partir daí, o bico não estará tão longo e será mais arredondado", diz Andréa. A Democrata produz 8 mil pares de calçados de couro por dia em sua unidade de Franca e em mais duas no Ceará. A tendência mais forte para o próximo inverno, diz Andréa, virá dos calçados esportivos. "A moda masculina está constantemente ficando mais casual, portanto acredito no predomínio dos 'sapatênis' e dos calçados esportivos mais largos e confortáveis."