09/04/08 10h47

BFFC investe US$ 22,9 milhões no Bob's com foco em SP

Valor Econômico - 09/04/2008

Carioca de Copacabana, a rede de fast-food Bob's elegeu o Estado São Paulo como o mercado para puxar o crescimento dos seus negócios. Das 120 novas lojas que devem ser abertas em 2008 com investimento de R$ 40 milhões (US$ 22,9 milhões) no país, 43 serão no Estado de São Paulo, onde já existem 132 pontos de venda, a maior parte em sistema de franquia. A previsão é de que o Bob's chegue ao final deste ano 20% maior. "São Paulo é o nosso foco. Em dois anos, devemos ter mais pontos de venda em São Paulo do que no Rio", diz Flávio Maia, diretor de desenvolvimento da Brazil Fast Food Corporation (BFFC), empresa controladora da rede. "Há muito potencial em São Paulo, é o Estado de maior poder econômico do país", afirmou Mara. Estudo encomendado pela BFFC mostrou que cabem 150 pontos de venda dentro da cidade de São Paulo. E no interior, outros 150, informou o diretor. A rede de comida rápida voltada para as classes B e C aposta na continuidade do aumento do mercado consumidor de fast-food no Brasil, impulsionado pela renda em alta da população e pelo próprio crescimento econômico nacional. "Em 2008 vamos manter o ritmo de crescimento de 20% ao ano que já ocorre desde 2004", afirmou Maia. Fundado há 52 anos, o Bob's teve sua rede vendida em 1996 pela holandesa Vendex para o BFFC, empresa sediada nos Estados Unidos com 15% do capital pulverizado na Bolsa de Nova York e controlada pelos grupos brasileiros Forza e Big Burger. Em 2007, o faturamento do Bob's subiu 15% e alcançou R$ 488, 2 milhões (US$ 253 milhões). O lucro cresceu 36%, para R$ 13,5 milhões (US$ 7 milhões).  A rede de fast-food é formada por 620 pontos espalhados pelo Brasil, entre lojas próprias e franquias, e emprega 10 mil pessoas. O plano de expansão para este ano dá grande importância ainda às regiões Norte e Nordeste, onde há previsão de abertura de 34 pontos de venda, seguidos pelo Sul (19) e Centro-Oeste (10). Nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, o plano é abrir 14 lojas.  O programa de investimento da rede Bob's inclui outros países. Por enquanto, as conversas ainda são iniciais, mas a perspectiva é de abrir lojas em países da América Latina.