13/12/22 12h10

Bertioga aposta no turismo náutico e é finalista do Prêmio Top Destinos Turísticos

Cidade litorânea, a 50 quilômetros de Mogi, está entre os melhores destinos turísticos do Estado

O Diário de Mogi

Com grande diversidade de atrativos naturais, 33 quilômetros de praias e canal com 30 km de exensão, Bertioga está entre os melhores destinos turísticos do Estado de São Paulo e se destaca como finalista na edição 2022 do Prêmio Top Destinos Turísticos, na categoria Turismo Náutico.

A cidade litorânea - localizada a 50 km de Mogi das Cruzes - concorreu com 150 municípios de todo o Estado na votação que ocorreu de forma popular, via internet. Uma comissão julgadora formada por profissionais especializados em cada categoria também avaliou as cidades.

A cerimônia de premiação aconteceu no último dia 7 de dezembro, no Memorial da América Latina, na capital paulista. A iniciativa resulta da parceria enre a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e o SKÅL Internacional São Paulo.

Segundo o secretário de Turismo e Cultura, Ney Carlos da Rocha, participar da premiação já é ‘extremamente gratificante’. “Mas estar entre os três finalistas na categoria Turismo Náutico’ mostra ainda mais o reconhecimento do público e dos especialistas pelos esforços feitos em prol do desenvolvimento deste tipo de turismo em Bertioga”, avalia.

No ano passado, a cidade conquistou o Prêmio Top Destinos Turísticos 2021 na categoria Ecoturismo, disputando o primeiro lugar com Peruíbe e Socorro.

Importante instrumento para geração de renda, atração de turistas e, consequentemente, alavancar a economia local, o turismo náutico vem ganhando notoriedade e se fortalecendo cada vez mais em Bertioga.

O município, certificado com o Selo Verde Azul, tem 90% de seu território localizado em área de preservação permanente e reserva experiências de lazer, entretenimento e esportes náúticos para todos os públicos, gostos e bolsos, com ênfase para o contato direto com as belezas naturais, formadas por praias, rios, cachoeiras e Mata Atlântica preservada, que podem ser desabravadas por meio do turismo náutico, segmento em plena ascensão.

O potencial de crescimento do setor na cidade vai além da rica vida marinha concentrada na região, já que conta com completa estrutura de serviços, como diversas marinas, portos de embarque e desembarque e empresas que realizam passeios náuticos, reforçando a movimentação marítima de barcos, lanchas e outros veículos marinhos. Os atrativos podem ser visitados por todos os perfis de turistas durante o ano inteiro, aproveitando que o clima e as condições do mar são favoráveis em todas as estações.

Ainda com foco neste segmento da economia, Bertioga realiza, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, a exposição náutica “Maio Náutico”, que está na segunda edição. Neste ano, o evento atraiu mais de 8 mil visitantes, que desfrutaram da mostra com diversas embarcações e veículos náuticos, palestras e workshops sobre o tema. A cidade também já recebeu o Fórum Náutico e o evento “Navegar é Preservar”.

Segundo a pasta, Bertioga tem como diferencial 33 km de praias apropriadas para movimentação náutica; o canal de Bertioga, que é próprio para navegação; além de três rios totalmente navegáveis: Itapanhaú, Itaguaré e Guaratuba.

Entre os planos para expansão do turismo náutico em Bertioga, a Secretaria adianta que ampliar a oferta de produtos, apoiando as marinas e outros atores deste turismo, além de divulgar Bertioga como um excelente destino turístico na área náutica, bem como no ecoturismo, de aventura e cultural.

Fonte: https://odiariodemogi.net.br/cidades/bertioga-aposta-no-turismo-nautico-e-e-finalista-do-premio-top-destinos-turisticos-1.61036