28/05/15 13h31

Bélgica e Mogi firmam acordo para exportação

O Diário de Mogi

Os prefeitos Marco Bertaiolli (PSD), de Mogi das Cruzes, e Rudy Demotte, de Tournai, na Bélgica, assinaram ontem (27) um acordo de cooperação bilateral, que visa principalmente o intercâmbio educacional, cultural e comercial entre as duas cidades. No caso de Mogi, os objetivos com essa parceria são bem claros: fazer da Bélgica uma porta de entrada das empresas locais para o comércio europeu e alavancar as exportações de produtos fabricados no Município, além de viabilizar futuros investimentos belgos no território mogiano. Um workshop será estruturado para promover uma rodada de negócios entre empresas belgas e mogianas.

A cooperação bilateral é resultado de tratativas iniciadas pela Administração Municipal em meados do ano passado, quando a Cidade abrigou a seleção de futebol da Bélgica durante a Copa do Mundo do Brasil. Ontem, uma comitiva de autoridades belgas esteve em Mogi das Cruzes para uma homenagem ao prefeito local e a assinatura do acordo. O grupo foi liderado pelo prefeito de Tournai, que é também o ministro-presidente do Governo da Federação Valônia-Bruxelas [a Bélgica conta com a figura de um rei e é administrada por quatro ministros].

Em entrevista, Demotte destacou o dinamismo e a hospitalidade de Mogi das Cruzes e falou sobre o potencial intercâmbio da Cidade com Tournai, na Bélgica. “As duas cidades têm em comum o interesse no desenvolvimento econômico. E há interesse de colaboração, principalmente com a Bélgica de língua francesa. Temos agentes da Awex (Agência Valã de Exportação) que estão ativos neste setor de exportação no Brasil”, adiantou a autoridade belga, ao ressaltar que a presença dele na Cidade é a prova de que a Bélgica tem todo o interesse em continuar a relação iniciada com Mogi das Cruzes em razão do futebol.

O prefeito Bertaiolli ressaltou a importância de Mogi ter uma relação bilateral com alguma cidade da Europa e adiantou que a expectativa é de que, com o acordo de cooperação assinado com Tournai, o Município possa ter até o ano que vem o acesso ao mercado europeu.