BB amplia fatia no mercado de crédito às exportações
Participação do banco estatal subiu de 23,9%, em março de 2015, para 33,5% no primeiro trimestre deste ano
Estado de S. PauloO Banco do Brasil aproveita o “fôlego” da balança comercial para ampliar a base de clientes e, assim, elevar a participação de mercado no crédito à exportação. A fatia de mercado do banco, que é líder no segmento, subiu de 23,9% em março de 2015 para 33,5% em março deste ano.
O volume de desembolsos, no mesmo período, aumentou 31,5% nas linhas de Atendimento sobre Contratos de Câmbio (ACC) e sobre Cambiais Entregues (ACE). A primeira é uma linha de crédito de capital de giro para exportações em que o banco antecipa o valor de um bem que será exportado no futuro. O ACE é o crédito do valor de uma mercadoria que já foi embarcada para o exterior, mas o cliente estrangeiro vai pagar a empresa a prazo.
Além do bom momento da balança – que fechou março com superávit recorde para o mês, de R$4,4 bilhões – o banco aposta na capacitação de empresários como ferramenta para diversificar a clientela. Na comparação de março deste mês com o mesmo mês de 2015, o BB teve alta de 19% de novos clientes.
O banco diz que a expansão é consequência dos cursos de capacitação, com foco no crédito à exportação e nas garantias. Em2015,maisde5milempresá- rios participaram de algum dos módulos dos cursos. Considerando estudantes e técnicos, foram mais de 6 mil pessoas.
Márcio Luiz Moral, diretor de corporate bank do BB, afirma que a atuação internacional do banco se baseia no atendimento de empresas nacionais com negócios fora do Brasil e a alavancagem do comércio exterior brasileiro. O banco reformulou a estrutura interna para fundir em uma mesma estrutura a equipe internacional com a área comercial. “Assim, conseguimos assessorar os investimentos das empresas e ‘vender o Brasil’ lá fora”, explica.
O BB também apostou na automação do processo das operações e ampliou os limites de crédito para exportadoras.