20/08/18 12h58

Bauru terá tecnologia de fibra óptica para Internet e investimento de R$ 15,2 mi

Projeto vai estar disponível para cerca de 44 mil casas e 7 mil empresas

JC Net

*Ana Beatriz Garcia

Bauru está recebendo uma nova tecnologia associada com alta performance para conexões de Internet. Trata-se da fibra óptica, que está substituindo a atual tecnologia com fios de cobre, para aumentar a velocidade de transmissão de informação digital, pela Vivo, marca comercial da Telefônica Brasil.

De acordo com o diretor regional da marca em São Paulo, João Truran, que esteve no Espaço Café com Política do JC junto de outros representantes da empresa, a nova tecnologia representa um salto em relação à velocidade que temos atualmente. "Estamos trazendo Internet de ultra velocidade para a cidade. Isso representa a velocidade de até 300 megas. Hoje, mais de 60% do Estado de São Paulo é atendida com no máximo até 15 megas", afirma Truran.

O lançamento da nova tecnologia se dará em duas fases, começando pela região Central da cidade e avançando pelos bairros. Ao todo, serão contemplados com a rede o Jardim Guadalajara, Distrito Industrial, Vila Monlevade, Vila Cárdia Monlevade, Vila Coralina, Jardim Cruzeiro do Sul, Jardim Cecap, Jardim Bom Samaritano, Vila Carolina, Jardim Dona Lili, Vila Galvão, Jardim Maramba, Vila Engler, Jardim Contorno, Jardim Alvorada, Jardim Olímpico, Parque Hipódromo, Núcleo Geisel, Jardim Samburá, Jardim Colonial, Jardim Niceia e Jardim Santos Dumont.

"Foram investidos R$ 15,2 milhões para a cobertura na cidade. Já estamos em operação desde o dia 1.º de agosto e até 31 agosto pretendemos abranger os 44 mil domicílios e 7 mil empresas com a nova tecnologia. A Vivo também fornecerá serviço de TV por assinatura pela mesma rede de fibra, o IPTV, com melhor qualidade de imagem, som, conectividade e interatividade", afirma o diretor.

FIBRA ÓTICA

Hoje, a tecnologia mais tradicional que chega às casas, tanto quanto à telefonia quanto à Internet, é via fios de cobre, além de cabos e satélites. A fibra ótica são feixes de "fios de vidro" extremamente puros e delicados, revestidos em duas camadas de plástico reflexivo com capacidade de transmissão de informações muito maior. "Não tem condições de ter a mesma velocidade, capacidade e estabilidade que a fibra tem, em outros meios de transmissão como cobre e cabo. A vantagem é que a fibra transmite da nossa central à casa do cliente, de ponta a ponta, garantindo a qualidade de Internet e estabilidade, sem micro interrupções que ocorrem com o cabo. A interferência, em relação à fibra, é zero", explica Truran.

Em relação à fragilidade da fibra óptica, que é implantada subterraneamente, Truran destaca que os reparos realizados na cidade não impactam na distribuição do serviço. "Isso ocorre mais em áreas rurais onde reparos na estrada, com retroescavadeiras, podem causar esses transtornos, mas ainda assim é raro. Não temos muitos registros", finaliza.