11/09/23 14h35

Bauru recebe Caravana Jovem Aprendiz Paulista para mobilizar pequenos negócios da região

Iniciativa tem como objetivo apresentar aos empreendedores locais as vantagens de participar do programa que busca a contratação de jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho

Secretaria de Desenvolvimento Econômico de SP

A cidade de Bauru sediou nesta terça-feira (05) nova edição da Caravana Jovem Aprendiz Paulista, ação que visa a mobilizar e apresentar aos micro e pequenos empresários as vantagens na contratação de aprendizes. O evento foi realizado na Associação Comercial e Industrial de Bauru (ACIB) e contou com a participação da secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico do Estado de SP, Juliana Cardoso, do chefe de gabinete da prefeitura de Bauru, Rafael Lima, e do presidente da ACIB, Paulo J. Aiello.

Representantes de instituições parceiras, como Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola), Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), Sescon (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis) e Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), participaram também do evento, que é realizado em parceria com a ACIB. No encontro, os empreendedores contaram com apoio técnico para o cadastramento de suas vagas e puderam conhecer a plataforma de intermediação de mão de obra georreferenciada que identifica os jovens mais próximos do endereço das empresas interessadas.

A secretária-executiva, Juliana Cardoso, falou sobre a importância da iniciativa e como pode atingir de maneira positiva os jovens participantes e os empresários que contam com o apoio do Governo do Estado. “Quando criamos um programa tão robusto como esse, oferecemos a esses jovens a oportunidade de ingressar no mundo do trabalho, no mundo da dignidade. Outro ponto positivo é a possibilidade de trabalharem perto de onde moram. Além disso, o salário que será pago para o jovem vai trazer senso de responsabilidade e mudar sua perspectiva de vida. Além disso, é dinheiro circulando na comunidade, fortalecendo a economia nos bairros.”, disse a secretária-executiva.

No Brasil 8 em cada 10 empregos são gerados por micros e pequenos negócios. Para Juliana, o grande desafio é fazer com que os empresários conheçam os benefícios ao aderir ao Jovem Aprendiz. “Este evento é muito importante para conseguirmos chegar até os empregadores”, avaliou.

Recentemente, foi ampliada a idade máxima do jovem para participar do programa, de 18 anos para 24 anos, e mais negócios como bares, restaurantes, telemarketing e uma série de outras atividades agora podem aderir. Segundo dados da Jucesp, mais de 79 mil pequenos negócios da região de Bauru podem aderir ao Jovem Aprendiz Paulista, pois são classificados como “ME” (Microempresa) ou “EPP” (Empresas de Pequeno Porte).

O empresário Kuniyuki Shimizu Júnior, proprietário de uma empresa contábil localizada em Bauru, enaltece a iniciativa, que tem como foco, principalmente, jovens que buscam a primeira oportunidade no mercado de trabalho ao mesmo tempo em que estão na escola. “É uma excelente forma de proporcionar educação e trabalho ao jovem desde cedo, além de tirá-los da informalidade e qualificá-los com experiência para o mercado sem afetar o desempenho escolar”. Ele ainda citou os benefícios para os empregadores que aderem ao programa. “O empresário que participa do Jovem Aprendiz ganha desoneração no FGTS e nos custos para contratação e administração do jovem colaborador”, finalizou.

Marcus Vinicius Ferreira, 16 anos, jovem contratado da empresa de contabilidade, está em seu primeiro emprego. Ele ficou sabendo do programa por indicação de sua mãe “Eu já achava que estava na hora de trabalhar. Considero muito importante começar desde cedo para conquistar a independência financeira e ajudar em casa. Espero no futuro poder me qualificar e crescer ainda mais”, disse.

Já a assistente de RH Giovanna Azarias, que esteve no evento para buscar mais informações a respeito do programa, falou sobre a intenção da empresa na contratação de jovens: “Atualmente, já realizamos contratações de jovens a partir dos 16 anos, mas hoje viemos com o olhar focado em aprendizes de 14 e 15 anos para podermos atuar com esses jovens e agregar cada vez mais”.

Fonte: https://www.desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/bauru-recebe-caravana-jovem-aprendiz-paulista-para-mobilizar-pequenos-negocios-da-regiao/