Bauducco estuda abrir o capital
Valor Econômico
A Pandurata Alimentos, dona da marca Bauducco, deve bater todos os seus recordes neste ano. O faturamento anual somará R$ 1,4 bilhão (US$ 777,8 milhões) até 31 de dezembro, com 14% de crescimento sobre 2008. É a maior receita em 57 anos de fundação. "A empresa está no seu melhor momento", diz Paulo Cardamone, diretor de marketing da companhia, fundada em 1952 por Carlo Bauducco. Dirigida por seu filho, Luigi Bauducco e seu neto, Massimo Bauducco, a Pandurata avalia a possibilidade de abrir o capital.
Enquanto estuda o assunto, a Bauducco investe. A produção nesta temporada de Natal chegará a 50 milhões de panetones - quantidade suficiente para que todos os 191 milhões de brasileiros, gostando ou não, comam pelo menos uma fatia do quitute. Para dar conta de toda essa produção sazonal (20% maior que a de 2008), a companhia investiu R$ 60 milhões (US$ 33,3 milhões) em infraestrutura e marketing - cinco vezes mais que a verba total do Natal de 2008. Metade dos R$ 60 milhões (US$ 33,3 milhões) separados para este Natal foi consumida na compra e importação da Itália de um equipamento gigante capaz de fabricar 210 mil panetones por dia. "A máquina já está a todo vapor", diz Cardamone. Este ano, a empresa adiantou, assim como outros fabricantes, em duas semanas a estreia da já esperada "primeira fornada."
Com 65% do volume e 76% do faturamento das vendas da iguaria natalina no país, a Bauducco, segundo o diretor, estará mais agressiva do que nunca para garantir a expansão do segmento no país. Para as ações promocionais e propaganda da temporada serão destinados R$ 20 milhões (US$ 11 milhões). Os R$ 10 milhões restantes foram direcionados ao aluguel de centros de distribuição (além dos oito que a companhia já tem) e à contratação de funcionários temporários. Nessa época do ano, o contingente de empregados da companhia (3 mil pessoas) praticamente dobra com a chegada de mais 2,3 mil extras -- 10% a mais que em 2008.
Hoje, o panetone chega a 45% dos lares brasileiros, a maior parte concentrada em São Paulo e nos Estados do Sul e Sudeste do país. Mas nas outras regiões, o costume de consumir o quitute vêm crescendo, graças ao panetone de chocolate - para o qual a Bauducco criou a o nome chocotone.