Bauche e Greenergy fazem joint venture no Brasil
Valor Econômico
As multinacionais Bauche Energy, de origem francesa, e a distribuidora de combustíveis do Reino Unido Greenergy anunciaram a criação de uma nova companhia no país, a Greenergy Brasil, para importar álcool anidro brasileiro para o Reino Unido.
A joint venture entre as duas empresas no Brasil vai garantir a segurança de entrega do combustível nacional ao mercado europeu. A empresa do Reino Unido fica com 70% da nova empresa e a Bauche com os outros 30%. A companhia não divulga valores envolvendo a operação. David Rees, diretor da companhia do Reino Unido e chairman da companhia nova no país, afirmou que a empresa já importa etanol combustível do Brasil desde 2006. "Agora, queremos estreitar relações com o país, uma vez que o potencial de crescimento desse combustível no Reino Unido é grande."
Neste primeiro ano de operação, os embarques estão previstos em 350 milhões de litros, podendo dobrar nos próximos anos. "O mandato de mistura de álcool anidro na gasolina está em 3,75% na Europa", disse Rees. Mas pode chegar a 5% e dobrar para 10% nos próximos anos. O Reino Unido necessita de cerca de 700 milhões de litros de etanol para atender seu mercado. O volume restante é importado de outras empresas com atuação no país.
Atualmente, o Reino Unido consome 40 bilhões de litros de combustíveis por ano, entre gasolina e diesel. O etanol anidro para a mistura nos países britânicos é importado do Brasil. "O Brasil tem eficiência e baixos custos", disse Rees. Já o biodiesel, a própria Greenergy tem produção própria, de cerca de 250 milhões de litros, mas insuficiente para o consumo. "Parte nós importamos da Argentina, que produz o produto a partir dos óleos vegatais", afirmou o executivo. As importações da nova companhia foram fechadas com 12 usinas, entre elas unidades do Centro-Sul e Nordeste. Rees afirmou que, neste momento, não há planos de investimento em usinas de álcool no país.
A empresa do Reino Unido tem uma participação de 20% de participação no mercado de combustíveis, incluindo gasolina e diesel. As distribuidoras estão em boa parte concentradas em rede próximos a supermercados, afirmou Rees. Em diesel, a companhia abastece geralmente frota de caminhões. Com faturamento líquido da ordem de 2,5 bilhões de libras esterlinas, a companhia já importa álcool a partir do Brasil nos últimos cinco anos.
Além de álcool, a Bauche também exporta açúcar Brasileiro. No Brasil desde o fim de 2005, a empresa com sede na Suíça, mas com acionistas majoritários franceses, deu início em 2006 às exportações de açúcar e álcool no país. Em 2006, a Bauche começou com embarques de 179 milhões de litros de álcool. Em 2007, foram quase 800 milhões de litros. As exportações brasileiras de álcool devem girar em torno de 3 bilhões de litros. Segundo Nelson Ostanello, diretor da trading, os embarques para a Greenergy devem responder por cerca de 10% das vendas totais.
Segundo Ostanello, a trading Bauche Energy vai continuar tendo atuação independente da nova companhia formada com o grupo do Reino Unido. A empresa está entre as maiores exportadoras de álcool do Brasil. O faturamento global da Bauche é da ordem de US$ 1,5 bilhão.