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Basf cria marca para linhas nobres

Valor Econômico - 02/07/2007

A alemã Basf acaba de lançar, a partir do Brasil, uma marca global para sua linha de defensivos de alta performance. A marca AgCelence (junção das palavras agriculture e excelence) reúne fungicidas e inseticidas para as culturas de amendoim, aveia, café, cevada, milho, soja e trigo, já existentes no mercado. A Basf também desenvolve novas linhas para soja, milho, café, citros, tomate, batata, cana e algodão sob a marca AgCelence. De acordo com a empresa, tais linhas proporcionam às lavouras ganhos de produtividade 10% a 15% superiores em comparação a outros defensivos e trazem efeitos fisiológicos às plantas, como aumento das raízes e do número de folhas, maior capacidade de fotossíntese e mais longevidade. "A marca reúne produtos pesquisados por cinco anos e que proporcionam mais resistência e produtividade à planta", afirma Valdirene Licht, gerente de marketing da Basf. No Brasil, diz, os testes foram realizados em parceria com a Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq/USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp-Botucatu) e Universidade de Passo Fundo e chancelados pelo Ministério da Agricultura. A Basf não informa quanto as vendas das linhas AgCelence representam para o faturamento da companhia, mas aponta que entre os itens está um fungicida e um produto para tratamento de sementes que lideram seus respectivos segmentos no Brasil. A divisão de produtos para agricultura da Basf faturou 3,079 bilhões de euros no ano passado no mundo, sendo 529 milhões de euros na América do Sul. A expectativa do grupo para este 2007 é de um crescimento entre 5% e 10%.