05/02/13 11h03

Basf amplia produção de catalisadores

AutomotiveBusiness

Fábrica brasileira recebe investimento para atender aumento da demanda

A Basf anunciou na segunda-feira, 4, que vai ampliar a produção de catalisadores automotivos no País. A empresa não informa valor a ser investido, mas afirma em comunicado que a fábrica de Indaiatuba (SP), onde o componente é produzido, receberá “investimento da ordem de sete dígitos em euros (portanto, qualquer número entre € 1 milhão e € 9 milhões) para aumentar a sua capacidade e manter o ritmo de atendimento à demanda crescente do mercado”.

O braço de catalisadores da Basf foi criado em 2006, com a compra por US$ 5 bilhões da empresa americana Engelhard, a primeira no mundo a produzir conversores catalíticos. Com o negócio veio junto a fábrica de Indaiatuba, em operação desde 2000. “Com a adoção de regulamentações ambientais mais rígidas e o aumento da produção de veículos na região, estamos diante de uma grande oportunidade de crescimento”, afirmou em nota o novo diretor da divisão de catalisadores da Basf para a América do Sul, Jeffrey DeAlmeida, recém-nomeado para o cargo. O executivo está há 12 anos na empresa e sempre trabalhou na área de catalisadores, nos setores de desenvolvimento, engenharia, vendas, gerenciamento de produtos e marketing.

Em Indaiatuba são produzidas as cerâmicas catalíticas que são depois industrializadas por fornecedores de catalisadores para motos e veículos leves e pesados. O investimento para ampliação inclui obras de infraestrutura e equipamentos necessários para fornecer aos clientes o desenvolvimento de tecnologias para motores diesel Euro 5, que atendem à regulamentação do Proconve P7, em vigor desde o início de 2012. A nova legislação de emissões encareceu os caminhões e ônibus e causou queda das vendas, que este ano começaram a se aquecer novamente, aumentando a demanda por catalisadores. Assim a Basf espera aproveitar o momento positivo para elevar sua participação no mercado nacional do componente, disputado principalmente com a belga Umicore, que também produz cerâmicas catalíticas no interior paulista, em Americana.

A Basf fornece o elemento catalisador para quatro tipos de sistemas de redução de emissões de poluentes dos motores diesel Euro 5: SCR (Selective Catalytic Reduction, dispositivo de pós-tratamento com ureia de óxido de nitrogênio do escape), Amox (Ammonia Oxidation, para remover o excesso de amônia e pode ser adaptado ao SCR), DOC (Diesel Oxidation Catalyst, para reduzir emissões de monóxido de carbono , hidrocarbonetos e material particulado) e CSF ou DPF (de Catalyzed Soot Filter ou Diesel Particulate Filter, projetados para reduzir as emissões de material particulado, representado pela fumaça preta dos antigos motores diesel).