Barueri fica em 1º lugar no ranking de Cidades Sustentáveis no país
Web DiárioO município de Barueri se destacou mais uma vez no país. Dessa vez, ao se classificar em 1º lugar no “Ranking de Cidades Sustentáveis” 2023, desenvolvido pela plataforma on-line Bright Cities. Dentre as 326 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes, de acordo dados de 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram apontadas as cinco primeiras de cada região e Barueri se sobressaiu.
Na classificação geral, o município ficou na 1ª colocação com uma média geométrica de 7,35. Na região Sudeste, Barueri também se manteve em 1º lugar, ficando à frente de São Caetano do Sul, Araras, Bragança Paulista e Atibaia – ranking que se repete no quadro nacional. Nas demais regiões brasileiras, as cidades que lideraram são Florianópolis (SC), no Sul; Goiânia (GO), no Centro-Oeste; Sobral (CE), no Nordeste; e Palmas (TO), no Norte.
Com uma metodologia baseada na análise de dados e de indicadores reconhecidos por entidades internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Internacional de Normalização (ISO), a Bright Cities estabelece rankings comparativos, traça contextos regionais e identifica os principais desafios sociais e econômicos, independentemente do porte do município. Dessa forma, destaca que “as cidades mais inteligentes e sustentáveis buscam aumentar a qualidade de vida de seus cidadãos, visando a gestão eficiente.”
Números importantes
Esse ranking anual é embasado em 40 indicadores, provenientes da norma ABNT NBR ISO 37120:2021, que foram divididos em cinco pilares temáticos: prosperidade, gestão, bem-estar, segurança e infraestrutura e serviços básicos.
Na área da educação, a porcentagem da população de Barueri em idade escolar matriculada encontra-se em 100%; a de estudantes com ensino secundário completo registrou 88,76%; e o número de estudantes com ensino primário completo é de 74,07%.
Outros indicadores que chamam a atenção são os 8.712,42, número de empresas por 100 mil habitantes, e com relação à conectividade aérea (número de partidas de voos comerciais sem escalas), da qual a cidade alcançou a marca de 252.801.
Já as porcentagens da população atendida por sistema de coleta e afastamento de esgoto, coleta regular de resíduos sólidos domiciliar e serviço de abastecimento de água potável alcançaram 100%.
“Esse ranking reflete a eficiência dos investimentos que vêm sendo feitos na cidade nos últimos anos pela Prefeitura. Barueri aprimorou consideravelmente sua infraestrura, o que leva à oferta de mais e melhores serviços, exatamente como mostra esse levantamento”, ressalta o secretário de Obras Beto Piteri.
Conheça os cinco pilares avaliados
– A Prosperidade de uma cidade pode ser avaliada tomando como base a economia, a inovação, a infraestrutura e as condições sociais.
– A Gestão tem como objetivo avaliar fatores que impactam a qualidade da gestão municipal. A análise de indicadores vai desde as finanças públicas até a igualdade de gênero na política.
– O Bem-estar envolve a qualidade de vida dos habitantes. Esse pilar temático agrega uma série de indicadores que impactam diretamente a vida das pessoas, como educação, saúde, cultura e meio ambiente, por exemplo.
– A Segurança é considerada fundamental no dia a dia das pessoas e na garantia do bom funcionamento da cidade.
– A Infraestrutura e Serviços Básicos envolve o desenvolvimento e o bem-estar de uma cidade e de seus habitantes, envolvendo serviços básicos como água potável, saneamento e eletricidade.