06/03/23 10h50

Bares e restaurantes voltam a contratar mais

Em Jundiaí, os postos perdidos na pandemia ainda não foram repostos

Jornal de Jundiaí

Em Jundiaí, os estabelecimentos de alimentação, como bares, restaurantes e lanchonetes, voltam a contratar mais, superando a pandemia passada, mas ainda sem repor completamente as perdas. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em 2020, mais de mil vagas foram perdidas na área. Em 2021, o saldo foi positivo, em 269 postos. Já no ano passado, foram 281 vagas geradas. No município, o perfil predominante do trabalhador do setor é o que tem entre 18 e 24 anos e ensino médio completo.

A nível nacional, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, o grupamento Alojamento e Alimentação abriu 181 mil novos empregos em 2022. A boa fase se deve ao fim da pandemia, retorno de eventos, como a Copa do Mundo e o Carnaval, e movimentação da economia.

Proprietário de um restaurante português, Ricardo Savoy viu retomada no segundo semestre do ano passado. "No primeiro semestre ainda tinha muitas pessoas com receio de sair de casa e a questão financeira pesava. Meu público tem idade mais avançada e sofreu muito na pandemia, então demorou um pouco mais para vir, diferente dos bares, que quando voltaram já tinham lotação."

Com relação ao quadro de funcionários, Savoy tem dificuldade para contratar. "Não demiti na pandemia e não contratei no retorno. Em agosto ou setembro de 2021 que foi possível reabrir e levei tempo para ter um faturamento razoável. Voltei a contratar no fim do ano passado e não contratei mais por falta de mão de obra, tenho 22 funcionários e precisaria de mais quatro. Tenho uma casa formada e posso trazer uma pessoa que queira trabalhar e aprender, porque não há uma escola de gastronomia para a classe trabalhadora na cidade, mas, dos currículos que recebo, não encontro pessoas com as quais eu possa contar."

Para este ano, a expectativa é boa. "Em janeiro e fevereiro, o ramo faturou como nunca neste período. Geralmente são meses perdidos e foi parecido com dezembro. Sinto que este será um bom ano", completa Ricardo.

SETOR

Coordenador do Núcleo de Gastronomia e Hotelaria de Jundiaí, Laudo Motta indica alta de contratações. "Livrando os estabelecimentos que fecharam e automaticamente demitiram, teve aumento de contratações no fim do ano passado e começo deste ano em cerca de 17,5%. Analisando os últimos cinco meses, houve também aumento no movimento dos estabelecimentos. Na região, restaurantes japoneses, pizzarias e bares foram os estabelecimentos que mais abriram nos últimos meses."

Laudo diz que alguns donos de restaurantes preferem esperar o segundo semestre do ano para ter mais segurança em contratar, pois ainda pagam pela pandemia. "O grande problema é o ônus da pandemia. A maior dificuldade para 75% dos estabelecimentos é que investiram para se manterem abertos na pandemia e hoje têm dívidas. Alguns bares chegaram a ficar sete meses completamente fechados e não tiveram delivery", explica.

Fonte: https://sampi.net.br/jundiai/noticias/2744660/jundiai/2023/03/bares-e-restaurantes-voltam-a-contratar-mais