Bares e restaurantes projetam alta de 30% no faturamento com festas e confraternizações
Dezembro é o mês mais importante para o setor; bares e restaurantes já registram aumento nas vendas com eventos de final de ano
A Cidade ON CampinasOs bares e restaurantes de Campinas já estão sentindo o impacto positivo das festas e confraternizações de final de ano. Segundo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) Regional Campinas, a expectativa é de um aumento de público e faturamento em torno de 30% neste mês de dezembro.
De acordo com a associação, as celebrações de fim de ano têm um impacto financeiro significativo no setor de alimentação fora do lar, sendo dezembro o mês mais importante para bares e restaurantes, superando datas como o Dia dos Namorados e o Dia das Mães. Este ano, o crescimento está relacionado ao aumento do poder aquisitivo dos consumidores.
“Para este mês de dezembro, a expectativa do setor é de um crescimento de até 30% tanto em movimento como faturamento, um índice de grande impacto para as casas”, afirmou André Mandetta, presidente da Abrasel Regional Campinas.
Aumento do movimento em bares e restaurantes
O empresário Júnior Pattaro, do Empório do Nono e da Pizzeria Espósito, ambas no Distrito de Barão Geraldo, conta que a procura para reservas sempre aumenta em até 30% no final de ano em comparação aos meses anteriores.
“Neste ano, percebemos que as reservas estão melhor que no ano passado e a procura começou em novembro”, conta.
Quem também diz que o movimento já está intenso é Dino Ramos, sócio do Dom Brejas.
“O público aumentou em dezembro e já contabilizamos, até o momento, um aumento de 30% nas reservas de grupos para todo o mês, índice que pode aumentar ainda mais até o final de dezembro”, explica.
A gerente do Banana Café Campinas, Camila Coratti, reforça o aumento neste mês.
“Nossa previsão é fechar dezembro de 2025 com um aumento de 30% sobre o mesmo período do ano passado”, diz ela.
Até mesmo as redes de franquias estão sentindo um aumento de público para confraternizações. Roger Antonio Domingues, diretor do Lanchão Brasil, diz que franqueados têm relato aumento de 10%, principalmente em casas que foram reformadas e contam com espaços para crianças.