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Bañuelos define estratégia para o Brasil

Valor Econômico - 04/06/2009

O nome é ambicioso. A proposta idem. Amazon Group Real Estate (Agre) foi a marca escolhida para batizar o grupo de empresas que reúne Agra, Abyara e Klabin Segall. Mais do que isso: a Agre é a materialização do ousado plano do megainvestidor espanhol Enrique Bañuelos, que chegou ao Brasil no auge da crise e gastou muito pouco - exatos R$ 143 milhões (US$ 68,1 milhões) - para levar duas empresas extremamente endividadas. Se conseguir resolver todas as pendências financeiras, terá nas mãos três companhias que, juntas, venderam R$ 3,2 bilhões (US$ 1,7 bilhão) no ano passado, mais do que a líder Cyrela.

Foi feita uma divisão regional e uma divisão de atuação entre as três incorporadoras. Todas seguem em São Paulo, mas Agra fica mais focada no Norte e Nordeste, Klabin no Rio e Abyara, no sul do Brasil. Da mesma forma, as três continuam atuando no segmento residencial de médio e alto padrão, porém Agra (através da empresa Asa) fica com baixa renda, Abyara fica com hotelaria, turismo e entretenimento, e Klabin Segall se especializa em escritórios corporativos, salas comerciais e até shoppings - área que nenhuma delas atuou. "Já temos parceiros internacionais para hotelaria, escritório corporativo e entretenimento", diz Parachini. A ideia é que os sócios entrem como investidores nas Sociedades de Propósito Específicos (SPE´s), empresas constituídas para cada empreendimento.

Além de aproveitar as sinergias nas áreas administrativas, o objetivo é criar unidades de negócios que atendam todo o grupo e empresas de fora. Haverá uma construtora (que nasce da Setin, comprada pela Klabin Segall), uma gerenciadora de projetos e uma empresa própria de vendas. O grupo diz que não pretende mais fazer aquisições. Quando chegou ao Brasil, o objetivo de Bañuelos era unir seis empresas do setor. Parou na metade.