Banco italiano Intesa Sanpaolo anuncia abertura de filial no Brasil
"Parceira de negócios", filial brasileira trabalhará ao lado de empresas nacionais e internacionais com presença no Brasil
EstadãoO banco italiano Intesa Sanpaolo anunciou no início desta quinta-feira a abertura de uma unidade no Brasil para atender clientes corporativos, parte de estratégia para reforçar sua rede internacional.
Em comunicado, o banco afirmou que o banco em São Paulo deverá iniciar as operações em poucos meses, após a obtenção de licenças junto às autoridades para atuar como banco comercial e de investimento tanto em moeda local como em moeda estrangeira.
Segundo o Intesa Sanpaolo, a unidade brasileira funcionará como uma "parceira de negócios", trabalhando ao lado de empresas italianas, além de companhias nacionais e internacionais com presença no país.
"Para o nosso grupo, a abertura da nova filial em São Paulo representa um retorno muito aguardado a um mercado que sempre foi fundamental para nós", afirmou o gerente geral e chefe da divisão corporativa e de investimento do banco, Gaetano Miccichè.
O banco irá oferecer uma plataforma de produtos e serviços, com a oferta, por exemplo, de assessoria para entrada no mercado brasileiro e para atividades como empréstimos para exportações, seguros de crédito e financiamento internacional de projetos.
"Do ponto de vista de setores industriais, um foco especial será dado aos setores particularmente importantes para a economia brasileira, como infraestrutura, óleo e gás, energia e agricultura", disse o Intesa Sanpaolo.
Com capitalização de mercado de 40,1 bilhões de euros o Intesa Sanpaolo é líder no mercado italiano e um dos maiores bancos da zona do euro. Sua rede internacional de apoio a clientes corporativos cobre 29 países em regiões como o Oriente Médio e Norte da África, além de países em que as companhias italianas têm forte atividade, como Estados Unidos, Rússia, China e Índia