17/08/09 11h14

Baixa renda puxa retomada da construção civil

Folha de S. Paulo

Afetadas pela crise de crédito no final do ano passado, as empresas de construção civil voltaram a registrar crescimento nas vendas de imóveis novos e a computar lucros consideráveis no segundo trimestre de 2009. Segundo levantamento da consultoria Economática, o setor teve lucro líquido de R$ 577 milhões (US$ 303,7 milhões) no segundo trimestre, resultado 3% superior aos R$ 561 milhões (US$ 295,3 milhões) do mesmo período do ano passado, ainda antes da crise e em plena expansão no setor. O estudo considerou os resultados financeiros de 16 empresas com ações na Bolsa.

Impulsionado por programas do governo federal como o "Minha Casa, Minha Vida", o aumento nas receitas do setor veio principalmente do segmento de baixa renda, o primeiro a se recuperar ainda no início do ano. Para a corretora Brascan, as construtoras focadas na baixa renda foram as que tiveram melhor desempenho financeiro no segundo trimestre. Líder na baixa renda, a Tenda teve alta de 32% no lucro líquido, bastante acima da média de 3% do setor, na comparação com o segundo trimestre de 2008. Mas a margem de ganho líquida da empresa caiu de 9,6% para 9%, nessa comparação.

Segundo Cassio Audi, diretor financeiro da construtora Rossi, as vendas de imóveis de média e alta rendas também mostram sinais de recuperação, mas isso só aconteceu em meados do segundo trimestre. A construtora teve lucro líquido de R$ 51,2 milhões (US$ 26,9 milhões), resultado estável em relação ao mesmo período de 2008 e 79% maior do que no primeiro trimestre.

No levantamento da Economática, as receitas das construtoras saltaram 35,8% -passaram de R$ 3,122 bilhões (US$ 1,7 bilhão) para R$ 4,239 bilhões (US$ 2,2 bilhões) do segundo trimestre do ano passado para o mesmo período deste ano. Apesar desse forte aumento das receitas, o setor viu encolher suas margens de ganhos operacionais. O estudo mostra que houve redução dessas margens de 22,7% para 18,7%, do segundo trimestre de 2008 para o mesmo trimestre de 2009.