Azul vai voar para Miami e NY de Campinas
Companhia deve fazer estreia nas rotas internacionais ainda neste ano
Folha de S. PauloA Azul vai estrear no mercado internacional com voos de Campinas para Miami (aeroporto Fort Lauderdale) e para Nova York (JFK). A Folha apurou que os voos internacionais terão início neste ano e que serão feitos com aviões da Airbus.
A companhia fundada por David Neeleman deve anunciar hoje uma encomenda bilionária de aviões modelo Airbus A350XWB.
Até a chegada dos A350, contudo, a operação será feita com aviões A330 usados, que serão arrendados.
Localizado 33,7 quilômetros ao norte de Miami, o aeroporto de Fort Lauderdale é pouco conhecido dos brasileiros. As companhias que conectam o país a Miami com voos diretos utilizam o Miami International Airport, que fica a 13 quilômetros do centro da cidade.
Mas Fort Lauderdale é uma das principais bases de operação da JetBlue, empresa também fundada por Neeleman nos EUA e que opera com jatos Embraer e Airbus. Os clientes da Azul poderão fazer conexão dentro dos EUA em voos da JetBlue.
Procurada, a Azul não comentou. A Airbus disse que se encontra "regularmente com companhias aéreas como a Azul", para atualizar sobre produtos, mas que não poderia comentar pois "o conteúdo desses encontros é confidencial".
Novo modelo de aeronave da Airbus, que compete com o Boeing-787 Dreamliner, o A350 entra em operação comercial em meados deste ano. Mais de 800 unidades foram encomendadas --a um preço de lista que começa em US$ 250 milhões--, e a primeira companhia a receber o novo avião será a Qatar.
CONGONHAS
A Azul também vai expandir sua frota doméstica para voar a partir de Congonhas.
A SAC (Secretaria de Aviação Civil) está concluindo os detalhes da nova regra de redistribuição de autorizações para voos no aeroporto paulistano e que vai beneficiar a empresa e a Avianca.
O governo deverá distribuir, entre as duas companhias, 2 dos 4 slots (vagas para pouso ou decolagem) por hora usados atualmente pela aviação executiva.
A Azul é a empresa com menos autorizações no aeroporto (apenas um pouso e uma decolagem aos sábados) e será a maior beneficiada com a nova regra.
Com as duas novas vagas por hora, o número de slots usados pela aviação comercial em Congonhas passará para 32. Para compensar a perda de slots na pista principal, a aviação executiva ganhará dois pares na auxiliar.